FACEBLOG                          

INÍCIO

 Curtas do Face



 

ARQUIVOS

   Para a corrupção do Estado: Reforma Política Profunda

 

A corrupção é um tema mais amplo do que somente a apropriação indevida do dinheiro público. Há muitos corruptos na vida diária que se apropriam de trabalhos que não são seus, o que é uma forma de roubo, que usam pessoas incautas para aparecer como alguém que não é, e se aproveitar delas. Há pessoas que se apropriam de patrimônio público sem ser gestor ou gestora públicos, e por aí vai. Essas pessoas mesmo não sendo representantes políticos já mostram o que são e o tipo de gestores ou políticos que poderão vir a ser. Canastrões da política, sepulcros caiados, que têm aparência de bonzinhos e escondem suas garras afiadas. Essas pessoas que são corruptas, mesmo sem serem políticos não têm moral para falar da corrupção pública. É melhor se olharem no espelho e fazerem o seu mea culpa antes de lançar dardos revoltados.


O tema da corrupção é, portanto, algo mais amplo e não deveria ser tratado de forma afoita e despreparada. Muitas pessoas estão lutando contra a corrupção, com um corrupto do lado com cara de anjo e se fazendo de limpinho. É necessário que haja uma visão mais profunda e cuidadosa da cultura da corrupção, para que sejam criados mecanismos mais eficazes de combater e lidar com o assunto. Só revolta, e revoltas pessoais não resolvem e não dão conta da questão, pois leva a divisões e antagonismos das cidades, comunidades e nações.


Atire a primeira pedra o gestor ou gestora pública no Brasil que não se viu sob a mira da improbidade administrativa. Não conheço cidade interiorana que nas últimas décadas não tenha estado sob a mira do Tribunal de Contas e nem prefeitura que não tenha em uma ou outra ocasião desviado algum recurso ou tenha tido que devolver recursos ao Estado. A máquina do Estado brasileiro e de qualquer outro país capitalista carrega a corrupção como parte sua, inerente. E por isso os Estados devem ser questionados e transformados como um todo. A questão da corrupção levada como questão de brigas e birras pessoais ou político-partidária e locais perde as referências principais de mudança e transformação de que necessitamos.


As lutas contra a corrupção estão sempre presentes na história do Brasil quando algum candidato ou partido quer derrubar o outro para se instalar no poder e infelizmente continuar fazendo coisa igual ou parecida. E como vemos não resolve. A luta pela corrupção dessa forma não é verdadeiramente luta contra a corrupção, mas brigas partidárias e revoltas pessoais diante do não reconhecimento de um espaço público. Ou seja, o público é visto como algo pessoal: o cidadão ou cidadã reclama porque não é ele ou ela e os seus que estão se apropriando do que é público.


Dessa forma, é necessário pensar a corrupção dentro dos mecanismo gerais da política e do Estado, dos governos e prefeituras e representantes políticos em geral (já que há corrupção também em Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores e Congresso Nacional) verificando as necessidades que já se verificam há algum tempo: de fazer uma reforma política profunda do Estado. Os remendos não funcionam mais. E ao se insistir nessa solução iremos todos a um buraco político mais embaixo.


Vivemos um momento em que a ferida da corrupção está aberta no país e nunca se soube tanto sobre esses aspectos do país e do Estado. Mas é necessário se ter um olhar mais profundo na cultura e voar mais alto, para ver de cima, com uma visão mais ampla e menos afetada, para não se cometer muitos erros e trazer somente guerras no lugar de soluções.


Verônica Maria Mapurunga de Miranda. 27.02.2015
 

- NOSSO LUGAR, NOSSAS TAREFAS PRÓPRIAS  - 21.11.2014
- A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA - 30.10. 2014
- A IGNORÂNCIA E A CAÇA DO BODE EXPIATÓRIO....27.09.2014
- ÉTICA DE CORONEL....30.08.2014
- DO FUTEBOL E RELIGIÕES...01.07.2014
- GREVE: DESACATO OU CIDADANIA?- 28.06.2014
- SOBRE A VIOLÊNCIA E OS MOVIMENTOS....25.06.2014
 FLORES PARA ROSE MARIE MURARO - 22.06.2014
- SER SEMPRE A MESMA E SEMPRE OUTRA -12 .06.2014
- CIDADANIA?- 09.06.2014
- SOBRE A REFORMA DAS DUAS PRAÇAS EM VIÇOSA - 08.06.2014
- FLORES DA TERRA - PARA ANA LUZIA FONTENELE....- 16.05.2014
- O CHAPÉU DE PAPAI OU AQUILO QUE NOS ACOMPANHA - 14.05.2014
 LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA... - 28.04.2014
- PALAVRAS AO ACASO ANTES DO OCASO -16. 04.2014
 
 
 
 
 

 

    Verônica Maria Mapurunga de Miranda

 

  Dia 27

Fevereiro de 2015

   

VOLTAR


Artesanias - de Verônica Miranda www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


PRINCIPAL

CRONICONTO

GALERIA

PEPEGRILLO

MOMENTOS

MURAL

CULTURA