FACEBLOG                          

INÍCIO

 Curtas do Face



 
 

ARQUIVOS

Sobre a Reforma das Duas Praças Centrais em Viçosa.



Penso que reformas como essas deveriam sempre serem consultadas com mais tempo à população antes de fazê-las. Alguns lugares das cidades mexem e movem o sentimento de identidade da população. Muitas vezes as pessoas não dão importância a esses detalhes, mas são mais que detalhes. Eles têm influência na vida das pessoas. Algumas paisagens e lugares como os centros das cidades, que em muitas delas são centros históricos e estão carregados de história, simbolismos, influem no bem-estar da população, concorrem para sua auto estima, guardam suas lembranças e recordações, tornam as pessoas partes da cidade.

  As cidades não podem ser vistas simplesmente como o lugar de fazer e refazer obras é um lugar de vida e relações e ao se fazer obras com mudanças radicais, que bloqueiam o seu movimento, o lazer, o lugar de encontro, etc, ou descaracteriza aspectos da cidade importantes em sua história, afeta significativamente a vida das pessoas. E daí a necessidade de explicações, consultas, maior diálogo com a população e cautela.


    Vi uma mãe dizer ontem que seu filho jovem vinha da escola e viu a praça matriz sendo fechada e ficou apreensivo e triste. Essa situação de duas praças centrais bloqueadas para obras pode gerar depressão na população, que já não tem área de lazer, de encontros e principalmente nas pessoas idosas que moram na área. É necessária maior atenção e comunicação com a população antes de se fazer obras dessa natureza. A cidade é parte de nossas vidas e isso tem que ser internalizado.

 -------------------------------------------------------------

      Recordando a Praça e as Flores - Buganvílias

   Buganvílias! Gosto delas e as tenho em cores vibrantes na minha varanda. Já foram mais bonitas.Com o pouco espaço e também porque não as tenho cuidado devidamente ralearam, mas são resistentes. Acompanham-me desde a infância, quando havia pés que se confundiam com outras árvores na praça matriz.

 De cor rosa pálido caíam em muitos galhos. No "acredite se quiser", naquele lugar perto da praça matriz onde se reuniam muitos viçosenses para contar lorotas e poucas verdades (daí o nome bem colocado) havia um caramanchão delas. Também rosa pálido. Eram muito delicadas. Denominavam à francesa "Bougenville" e algumas pessoas chamavam buquenvile. São também chamadas três marias por terem três pétalas. Naquela época as variedades eram poucas. O rosa pálido e delicado era mais comum. Hoje existem em cores variadas a encher de luz e vibrações muitos ambientes. Nesse mês das flores e de Maria um pouco delas para vocês.

(Esse texto sobre as buganvílias foi escrito em )            28.05.2014

- FLORES DA TERRA - PARA ANA LUZIA FONTENELE....- 16.05.2014
- O CHAPÉU DE PAPAI OU AQUILO QUE NOS ACOMPANHA - 14.05.2014

 LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA... - 28.04.2014

- PALAVRAS AO ACASO ANTES DO OCASO -16. 04.2014

 
 
 
 

 


 

       Verônica Maria Mapurunga de Miranda

 

 

 

  Dia 08

Junho de 2014

     


VOLTAR


Artesanias - de Verônica Miranda www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


PRINCIPAL

CRONICONTO

GALERIA

PEPEGRILLO

MOMENTOS

MURAL

CULTURA


-