Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa...anos e anos

Guia Viçosa

TRADIÇÕES  CULTURAIS

 

Seresteiros

Mestres do pífano

 Quituteiras

Das Ervas e Meizinhas

       

Do alto de seu patamar a Igreja Matriz, através de suas reconstruções e reformas, continuou firme assistindo impávida o desenvolver de uma cultura de vários séculos.

Ainda que iniciada no domínio de uma cultura já existente - a indígena - que continua rebelde mostrando-se em traços desde tempos imemoriais, nas suas atividades, hoje reconhecemos: nós viçosenses somos índios, somos portugueses, somos franceses e também somos africanos.

Mas, somos, sobretudo e além das etnias, o que conseguimos tecer durante séculos de história. Tecemos relações econômicas, sociais, políticas, tecemos dominações e insubordinações. Tecemos tradições culturais muito próprias e que são a expressão de nós mesmos, como povo viçosense, cearense e brasileiro.

Vendo a exuberância do verde, da natureza e de como tudo o que se faz, se canta e se enleva aí, está com eles relacionados, podemos dizer que nossa cultura  é nossa expressão como povo planetário também, participante desse universo.

Essa página é uma tentativa de mostrar as pequenas expressões dessa cultura,  que se fez ao longo dos anos e séculos através de todos os que dela participaram e participam, e que se refaz cotidianamente em relações. Relações entre as pessoas e seres e entre estes e a natureza.

Esta é uma página em aberto. Pelo estímulo   e preservação das expressões dessa cultura, que resgate sua positividade, e que ajude a manter o equilíbrio nas relações com essa natureza exuberante e bendita.Cantemos também a natureza viçosa dessa cidade -Viçosa do Ceará - de mesmo nome, e estimulemos a sua preservação.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda

13/08/2000

 

Perfil Google


Plano de fundo: Igreja Matriz N. Sra. da Assunção

Midi de fundo: Odeon -Ernesto Nazareth -1910


Viçosa do Ceará-Uma página não oficial

EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS