Principal

Viçosa

Viçosa ...Tempos de outrora

Viçosa...Anos e anos

Guia Viçosa

                                                                                               --------------------

TRADIÇÕES E EMERGÊNCIAS CULTURAIS


 

 

 

 

Homenagem às Margaridas de Viçosa do Ceará, mulheres que despertaram e estão emergindo para uma nova vida, novos valores e paradigmas, em sua relação com a natureza, com novas formas de trabalho no campo, com a agroecologia, com novas relações entre as mulheres, com novos questionamentos à sociedade e cultura patriarcal, resistindo à agricultura que mata em vez de nutrir. Que continuem desabrochando como uma flor no novo universo feminino!


 AS MARGARIDAS

 

As Margaridas é um movimento das mulheres camponesas, do campo brasileiro, surgido como homenagem à sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelo direito dos trabalhadores no Estado da Paraíba. Iniciado em 2000 quando o movimento reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas, chegou a 100 mil manifestantes em sua 5ª edição em 2015.

Sendo um movimento de massa, apoiado pela estrutura sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) é um movimento das mulheres do campo que mostram um reposicionamento, parte das emergências relacionadas ao feminino, aos novos paradigmas, à  luta pela preservação da natureza, contra a fome, pelo direito ao trabalho e à terra, pelo desenvolvimento sustentável, a agroecologia e contra a violência sexista e patriarcal.

Nesse movimento as mulheres do campo restabelecem uma relação com as águas, com a mãe terra. E as reflexões que ocorrem na ocasião e se estendem ao longo dos anos, nas atividades sindicais, sobre as condições de trabalho, violência e o reconhecimento e questionamento da sociedade patriarcal favorecem o estabelecimento de encontros entre as mulheres trabalhadoras e o desenvolvimento da sororidade.

Em que pese as características de movimento político, de luta pelos direitos das trabalhadoras do campo, todo ele está permeado pelas possibilidades  de mais reflexão, de autoconhecimento e do reconhecimento e compreensão da sociedade e cultura. Significa a retomada de um movimento das mulheres no campo de uma forma nova, mas que busca uma relação com a natureza e o desenvolvimento das capacidades e potencialidades femininas e criativas. Sendo um movimento que ocorre em nível nacional mobilizou as mulheres  do campo e cidade  de muitos Estados e localidades, favorecendo a realização de muitas atividades relacionadas às emergências do novo feminino.

O movimento das "Margaridas" é o florescimento de uma flor do campo para todas nós mulheres e trabalhadoras.

 

Verônica Maria Mapurunga de Miranda- 03/12/2018
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escultura do Plano de Fundo: As Margaridas - novembro/2018

por Verônica Maria Mapurunga de Miranda

Midi de fundo: Lua Branca de Chiquinha Gonzaga -


Viçosa do Ceará -Uma página não oficial

EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTA PÁGINA NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS