TRANSITANDO EM NOVOS PARADIGMAS

O NOVO FEMININO

       E 

         FEMINISMOS

 

AQUI É UM ESPAÇO PARA REUNIR COMENTÁRIOS E REFLEXÕES QUE VENHO FAZENDO NO MUNDO VIRTUAL SOBRE ESSA QUESTÃO QUE SE INSCREVE NOS NOVOS PARADIGMAS E QUE DIZEM RESPEITO ÀS PRINCIPAIS MUDANÇAS DESTE SÉCULO QUE JÁ FORAM INICIADAS. O QUESTIONAMENTO DA SOCIEDADE E CULTURA PATRIARCAIS, COM O SURGIMENTO DO NOVO FEMININO E DOS FEMINISMOS ATUANTES. SÃO ARTIGOS DE OUTRAS SEÇÕES DO SITE, BEM COMO DE COMENTÁRIOS E REFLEXÕES AQUI DESENVOLVIDOS SOBRE O TEMA. - VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA -16.06.2019 -    


REFLEXÕES DE 2019 (Sentirpensar Feminino. wow!)

CLIQUE PARA VER MAIS ARQUIVOS

MEU FACE PESSOAL FOI INVADIDO E TIVE QUE TORNÁ-LO LIMPO E LÍMPIDO. COLHI ESSAS REFLEXÕES QUE FIZ NO ANO QUE PASSOU (2019). QUE ELAS SIRVAM PARA AS BASES DE 2020 E QUE NOS INTRODUZA EM NOVOS PARADIGMAS.

 Veronica Maria Mapurunga de Miranda


SENTIR E PENSAR . TUDO VALE À PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA E O PENSAMENTO É LÍMPIDO...

11 de dez. de 2019 - Desde que eu me re-conheci como ser humano entendi também que o ser humano pensa e sente e que à medida que sua consciência se amplia essas duas funções se ampliam também. Pensar pequeno e ruim, assim como sentir pequeno e ruim faz mal à cabeça e ao coração e a consciência sofre com isso. Melhor mesmo é ser tudo o que somos e nos expandir. Se há uma função que atrapalha outra, falta sintonia. Mas não precisamos cortar o rabo do cachorro para ele latir melhor.Completando: Diziam os egípcios e povos iniciados que nós temos dois tipos de alma e dois tipos de pensamento. A alma pequena que é como uma folha de árvore, a alma individual. E a alma coletiva que é a própria árvore . Temos um pensamento pequeno e ruidoso, barulhento, mas temos também um pensamento que é límpido e abstrato, de uma realidade não subjetiva, mas mais objetiva. Trata-se em um processo de fazer essa passagem.

VIDA LONGA PARA AS MULHERES E PARA O FEMININO

01.de dez de 2019 - Uma senhora idosa de 109 anos disse no facebook que já vivia tantos anos porque sempre se manteve longe dos homens. Sem exageros,  minha reflexão foi a seguinte:"Não deixa de ter razão. Nessa cultura patriarcal e machista é necessário escolher que tipo de homem é possível ter por perto. Evitar os misóginos, aprender quais são os misóginos e evitá-los, inclusive porque as mulheres correm riscos de violência, abusos e até feminicídios com a carga energética que eles trazem. Desenvolver bem os instintos femininos é fundamental nesta época e perceber que muitas mulheres estão tomadas por esse homem ruim (o animus e ou contraparte masculina não transformada). Essas mulheres fazem mal a elas e às outras. É necessário observar bem e de longe, esse masculino tóxico, que faz dano às mulheres. É parte do autoconhecimento permanente a vigilância desse animus que cada mulher porta e que em grande parte das mulheres ainda é inconsciente, porque na cultura patriarcal vigente ele é permanentemente convocado a seguir uma ordem masculina, patriarcal e que faz dano à realização das mulheres e a manutenção do seu verdadeiro feminino. Vida longa para o feminino e para as mulheres!"

TEMPO DE REGENERAÇÃO: FAMÍLIAS DESTRUTIVAS ESTARÃO FORA DELE

11 de nov de 2019 - Se realmente queremos nossas famílias saudáveis e nossa direção é o amor temos que buscar entender os males que afetam as famílias neste século e que podem estar afetando as nossas. Para não ficar em acusações é necessário que tenhamos compreensão dos problemas que afetam as famílias.

Começamos a viver um tempo no planeta que é de regeneração e as famílias destrutivas vão estar fora dele. Tudo aquilo que não puder fluir em direção ao amor será eliminado. Em geral nas famílias há deficit de amor verdadeiro. São constituídas de um amor infantil, não desenvolvido e destrutivo. E isso tem que ser desenvolvido para resgatar a força dos nossos ancestrais e não levar uma herança ruim e maléfica para os descendentes.

O amor começa pelo resgate, tanto o resgate pessoal, como a consciência de que vivemos em um sistema maior (familiar, cultural) e com ele podemos contribuir para restabelecer padrões curados e sadios. Precisamos entrar com o pé direito e positivo nesse novo mundo. Que ele seja de amor e não de ódio, que ele seja de abundância e não de escassez e avareza. Que as feridas vão se curando para que tudo isso se restabeleça. Para que saiamos do deserto da solidão e possamos nos ajudar a cumprir nossas tarefas nessa existência.

Ultimamente tem sido detectado um aumento no número de psicopatias. E isso faz dano individual, à família e à cultura. Quando nos dispomos a refletir sobre essas questões e ter melhor compreensão do assunto, já estamos nos mobilizando para ajudar a resolver, a partir de nós mesmos e de nossas próprias famílias. O objetivo final é a regeneração, nossa e de todos.

BUSCADOR OU OVELHA NEGRA  UM(A) LIBERTADOR(A) DO EMARANHADO DA FAMÍLIA

9 de nov de 2019 - O BUSCADOR na família é o visionário e que está na vanguarda. A pessoa da família que é capaz de resgatar a família emaranhada e fazê-la mudar de padrão. Muitas vezes o buscador é mal entendido, principalmente por aqueles membros rígidos apegados a padrões antigos, mas que não são saudáveis à família. Ele existe nas famílias que necessitam de mudanças. É parte do sistema familiar. E por isso muitas vezes há reações, daqueles que não querem mudar, querem continuar adoecidos. Mas os ancestrais e os que vierem depois agradecerão ao buscador ou a ovelha negra.

A CONSCIÊNCIA  FRAGMENTADA ROTULA E CLASSIFICA ATÉ A ARTE

08.11.2019 - Um(a) artista e sua criatividade pode transitar em todas as esferas da alma, sem necessidade de ser alguém estabelecido em religião, ainda que de forma livre possa expressar imagens e sons arquetípicos, religiosos, no meio de tantos outros. A consciência poética e artística é irmã da consciência mística e um(a) artista em sua liberdade transita por todos os lados e bebe do inconsciente coletivo. Isso não significa dizer que lhe cabe um rótulo de místico. Seu compromisso e expressão é com a totalidade. E sua inspiração, se é de fato artista, não tem peias, é colocada ao serviço desse todo. Em geral, a visão fragmentada vê somente aspectos separados e faz isso também na obra de um(a) artista. E como só vê partes muitas vezes rotula e classifica aquilo que não pode ser classificado e deve muito mais ser sentido de forma profunda.

TUDO PASSA, TUDO GIRA E TUDO SE TRANSFORMA

4 de nov de 2019 - Se existe um consolo para quem está sofrendo injustiça, num emaranhado de perspectivas errôneas e confusas, é saber que quando estamos em uma situação assim, difícil, há pelo menos dois objetivos: Um é a pessoa crescer em direção àquilo que é maior em todos nós, a outra é que a situação injusta e de sofrimento em que se encontra a pessoa não pode ser eterna e quando a situação for esclarecida muitos ao seu redor despertarão. Estamos em época de fluxos e refluxos e os sistemas presos, petrificados, que não funcionam, estão sendo movidos. A verdade é uma só e da ordem do amor. Estamos sendo movidos por eles.

EU POSSO SER VOCÊ AMANHÃ E VICE-VERSA

2 de nov de 2019 - Nunca devemos esquecer: Não querer saber do sofrimento do outro e dizer dane-se, pode fazer com que a mesma situação ocorra consigo, porque é uma forma de saber e despertar. Esta é uma dimensão para a qual precisamos despertar urgente. Estamos todos ficando cada vez mais interdependentes em vários sentidos, ainda que cada vez mais sejamos únicos. A idéia de planeta como casa comum é uma visão expansiva, de quem sabe que não pode fugir desses acontecimentos e do andar da carruagem. A possibilidade de mudarmos de posição é cada vez mais acelerada, o planeta gira mais rápido? Eu posso ser você amanhã e vice-versa. Estamos em movimento permanente, não esqueçamos.

CONSTELAÇÃO E RENOVAÇÃO

 30 de out de 2019 - O Tempo passa e nós vamos ficando velhos...E muitas vezes nem reconhecemos o passado, apesar de que um sorriso nunca se esquece, mas segundo Jung e Bert Hellinger em alguns pontos que eles se encontram, aquilo que ficou oculto, que não foi bem entendido, que causou alguma fissura, que não foi possível aceitar, reaparece. O próprio inconsciente, às vezes chamado de destino, gera sincronicidades, faz encontros e traz verdades esquecidas para poder chegar "à essa tremenda harmonia que põem velhos os corações" segundo Pablo Milanés. Eu acho que renova os corações que ficaram velhos por alguma "culpa", algum mal feito, mentiras, falta de transparência. Todo movimento nessa direção, que Bert Hellinger chama "Constelação" é renovador. Tornando-se conscientes de fatos que bloqueiam nossas vidas é possível fluir e dessa forma não precisamos colocar a responsabilidade no destino. Reflexão sobre uma canção de Pablo Milanés. É necessário "ponermosnos" jovens. Só o amor faz esse resgate. E ele está em nós.

Años
Pablo Milanés

El tiempo pasa,
nos vamos poniendo viejos,
el amor no lo reflejo, como ayer,
en cada conversación,
cada beso, cada abrazo,
se impone siempre un pedazo de temor.

VERDADE, PERSPECTIVAS E TRANSPARÊNCIA

27 de out de 2019 - A verdade é uma só, mas é certo que não é fácil acedê-la. Em História trabalhamos com perspectivas, sabendo que há um horizonte de totalidade que estamos sempre em busca. Como seres em individuação e integração sabemos que é necessária também a transparência.

SAINDO DO EGO PARA O SELF OU EU MAIOR

27 de out de 2019 - Estamos vivendo uma fase no planeta, em nossas famílias, sociedades e em nossas vidas, em que a função do ego (do eu consciente) está se tornando insuficiente. É necessário ser capaz de ir além dele e resgatar a alma ou a totalidade da psique. Buscar o eu verdadeiro, além das máscaras sociais para poder fluir com o todo é parte dos novos paradigmas neste século. A filosofia, a psicologia, a espiritualidade estão envolvidos nisso. É necessário se autoconhecer e perceber que somos mais que os problemas e sofrimentos e que podemos ativar nossas capacidades e talentos para viver melhor e para conviver com as fases difíceis. Temos dois centros um falso (ego) e o verdadeiro (o self) . Sair do falso eu para o verdadeiro é a direção atual no planeta e de nossa sobrevivência. É necessário nesses tempos cambiantes  fazer  uma reflexão com muita simplicidade, sobre as necessidades e limitações desse centro da consciência, que precisa ser conhecido e ampliado para vivermos os tempos que já chegaram. O Ego é uma necessidade, mas é o causador de muitas de nossas infelicidades. É um assunto muito sério e deveria estar na ordem do dia. Todos precisamos começar a pensar nisso. Não é nada relacionado à religião é uma discussão que a própria ciência está fazendo.

POR ISSO PODEMOS AGRADECER

23 de out de 2019 - Estamos no mundo para nos ajudar uns aos outros em nossos próprios propósitos. Todos os dias aprendemos e muitas vezes exalamos nossos perfumes. Só por isso já valeria à pena viver. E pensar que existe muito mais que isso....Podemos agradecer sempre!
 

A "ESPIRITUALIDADE" PODE SER ABUSIVA QUANDO COMPARA E EXORBITA LIMITES

02 de out de 2019 - A vida como ela é não deve incluir abusos e violências. A vida como ela é necessita de integridade. Qualquer teoria, filosofia, religião ou espiritualidade que diga o contrário é abusiva e deverá ser combatida e não aceita. Podemos aceitar muitas coisas, mas não podemos aceitar violências e aquilo que vai contra nossa integridade pessoal. Quando fazemos isso o inconsciente nos cobra duplamente. E pode ser muito pior. É necessário ter consciência dos limites, que podem ir se alargando à medida de nossas condições de ampliação. Não podemos com toda a sombra existente, principalmente de uma vez. Ela não acaba nunca. O que talvez tenhamos que ter sempre é transparência para poder saber aquilo que necessitamos aceitar e integrar. Cada um com seu vaso, sua capacidade, seu limite e por isso não podemos comparar. Com amor verdadeiro essa exigência inexiste.

"MAIORIA" NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE VERDADE E AMOR

30 de set de 2019 - Para relembrar os mitos e histórias cristãos para aqueles que são cristãos mas esqueceram: Cristo, um bode expiatório daqueles tempos, viveu em minoria absoluta, foi traído por seus discípulos mais diletos, e não obstante esses fatos tristes estava com a VERDADE. E foi o grande salvador, segundo o cristianismo. Por aí dá para saber que maioria não significa verdade, cordura e muito menos amor. Foi ele quem morreu para salvar a humanidade, com um poder espiritual jamais alcançado pela maioria que gritava: crucifica, crucifica! Cometem-se muitos erros pela "maioria", por ser aplaudido pela maioria, por não ser abandonado pela maioria, por estar de acordo com a maioria, por não ser dissonante da maioria, por medo de ser mal falado e mal visto pela maioria. E o que é pior: No final todos pagam as "besteiras" feitas pela maioria. A maioria em muitos casos significa apenas o poder egóico, interesseiro, cheio de separatividade e de egoísmo. Se queremos ir adiante para alguma coisa que preste realmente os critérios de "maioria" precisam ser repensados. E os cristãos lembrarem-se da absoluta minoria em que Cristo morreu e ressuscitou.

NARCISISMO PERVERSO É UMA DOENÇA DA DISTORÇÃO DO AMOR

30 de set de 2019 - O mal d@ narcisista pervers@ (ou do rótulo que foi colocado sobre um determinado tipo de psicopatia que faz dano aos outros, em pessoas que vivem aparentemente como pessoas "normais") é que usa todos os seus talentos e suas melhores qualidades somente para fazer dano a alguém, transformando-os em: hostilidade, agressividade, egoísmo, avareza, humilhação, manipulação, dissimulação, onipotência e prepotência. E esquece que se usasse seus talentos para se encontrar e resolver suas próprias sombras não precisaria projetá-las em alguém, maltratando uma pessoa, e se curaria, seria mais feliz, viveria melhor, não causaria tanta destruição ao seu redor, não constelaria a sombra familiar subjugando os outros membros para fins perversos. Não usurparia os lugares dos pais que não são seus de direito, não atentaria contra os direitos dos outros. Não excluiria. E não levaria essa carga para gerações futuras. O narcisismo perverso é uma "doença" da distorção profunda do amor, que pode ser tratada.Todos temos a possibilidade do amor em nós, independente do amor que recebeu. Fica a dica.

RECIPROCIDADE E SOLIDARIEDADE

17 de set de 2019 - A reciprocidade não é algo comum e usual em uma sociedade e cultura criadas na e para competição. Mas é absolutamente necessária se quisermos atuar de forma mais coerente com todos os princípios e idéias de transformação do ser humano que freqüentemente difundimos. Sem ela não há verdadeira solidariedade.

SILENCIAR NÃO SIGNIFICA CALAR A DENÚNCIA DO MAL E DO ERRO

8 de set de 2019 - O silêncio quando é algo alcançado a partir de dentro é algo precioso. Mas quando ele é um dito e um recado de um opressor ou opressora, que mandam as pessoas se calarem, ou de pessoas que são condicionadas por preceitos religiosos, políticos e culturais de dominação, que manipulam as pessoas é um dito triste. E vale à pena cantar com Athaualpa Yupanqui: Yo tengo rabia al silencio por lo mucho que perdi...(Eu tenho raiva do silencio pelo muito que perdi...) As mulheres que passaram a vida se calando e tentando calar as outras na sociedade e cultura patriarcal deveriam cantar bastante esse refrão. De preferência refletindo.


Le Tengo Rabia Al Silencio

Athaualpa yupanqui

Le tengo rabia al silencio
por lo mucho que perdí.
Le tengo rabia al silencio
por lo mucho que perdí.
Que no se quede callado
Quien quiera vivir feliz.

ANTES QUE MUITA GENTE MORRA E ATÉ SE SUICIDE POR ABANDONO, POR MESQUINHEZ, POR UMA VIDA EGOÍSTA E SEM MISERICÓRDIA.
 


03.09. 2019 - Essas mortes ou suicídios por desespero acontecem quase todos os dias. Concordando com o Papa Francisco sobre o consumismo e o valor que é dado àquilo que é acessório e que é usado para as pessoas se destacarem, talvez porque não tenham seu valor reconhecido por si mesmas.

Algumas coisas são somente de funcionalidade e quando você as usa para aparecer é como o fariseu, que mostra o quanto é bom e rico enquanto seu irmão ou irmã (ás vezes da mesma família) passa fome e necessidades, para que a pessoa mantenha um padrão de vida somente para aparecer e se apresentar na sociedade.

E muitas vezes não há o sorriso da família, porque as famílias desgraçadamente em muitos casos são doentes, disfuncionais, precisam de alguém para maltratar e projetar suas sombras e não querem saber de nada que atrapalhe suas vidinhas egoístas. E você descobre muitas vezes que os amigos eram amigos somente de seu dinheiro, de seu emprego, de sua função, daquilo que recebia de você, de sua posição social ou daquilo que poderiam ganhar ou obter com você.

Claro que não são todos os casos, mas infelizmente essa tendência existe na sociedade e culturas modernas, automáticas e mecânicas. Que são os males dos condicionamentos sociais e das máscaras pessoais e da cultura. O sistema capitalista nesta forma de existência dual, descompensada, bi-polarizada (riqueza-miséria) é equivalente a uma doença. Quem quiser dizer que ele é criativo pode, mas é uma criação para uma minoria de pessoas, profundamente desequilibrada.

Infelizmente até mesmo na Igreja existe gente trocando suas próprias missões por uma posição melhor ou um carro de último tipo. Parece que o sistema e a sociedade consumista é muito forte e contagiosa. Vivemos tempos de se descobrir internamente e aqueles que o fazem precisam de muita coragem para enfrentar tudo isso. De qualquer forma a Igreja e o Papa estão em uma posição de poder, gerada durante séculos, e isso é diferente de ser um Francisco de Assis, que teve que jogar tudo para os ares e viver como um mendigo. Francisco de Assis precisa ser lembrado em sua radicalidade, quebrando parâmetros e paradigmas, se queremos realmente algum tipo de mudança.

Nesses casos o pior nem é passar fome e necessidades, mas perceber como as pessoas não se tocam de suas posições absurdas e até certo ponto humanamente nojentas. E como são anestesiadas em uma vida mesquinha, para compor uma máscara social, jogando comida fora, pelo ladrão, gastando coisas absurdas e desnecessárias, enquanto pessoas da família e conhecidos passam fome e necessidades. Os animais irracionais são muito mais comunitários. E como dizia Francisco de Assis: "O amor não é amado".

Realmente o cristianismo de Cristo era outro e as religiões e seus praticantes o esqueceram: "Os cristãos tinham tudo em comum dividiam seus bens com alegria. " Isso é de um hino que se canta na Igreja ainda hoje, mas a prática já não é a do princípio.

   NO MÊS EM QUE SE TRABALHA E DEBATE O SUICÍDIO VEMOS MUITAS DESCULPAS


 02.de set,2019 -É muito comum em nossa sociedade as pessoas dizerem que fizeram tudo para ajudar alguém e alguém não quis. É de se perguntar o que era e como era essa ajuda? Podemos conversar mais sobre isso. A ajuda imposta, a ajuda para cobrar, a ajuda como o fariseu do evangelho para mostrar aos outros que é melhor do que os outros e dizendo que o próximo não quer ser ajudado. Quando a "ajuda" fere frontalmente a integridade de uma pessoa e pode até levá-la à morte, temos que pensar o que significa "ajuda" a alguém.

Existem "PRÓXIMOS" que alguns não vêem e enxergam direito, porque o olhar de quem os enxerga está cheio de mentiras, calúnias e fofocas de suas más companhias e também de algo sombrio em si, que atrai esse tipo de companhias. Infelizmente algumas companhias não nutrem, só levam a pessoa para baixo e para fazer o mal. Porque tudo aquilo que se faz de forma conivente com os outros é também responsabilidade sua, mesmo que tenha o nome errado e inadequado de "ajuda". A melhor ajuda é aquela em que alguém é capaz de se colocar no lugar do outro.

E ainda que exista um tempo diferente começando a existir no planeta, a Lei de Causa e Efeito ainda é vigente. Tudo o que vai, volta. A pergunta é: Como amamos verdadeiramente o próximo? Amamos com nossos preconceitos, com invejas, com moralismos, fazendo intrigas por trás, com outros e outras, projetando suas sombras, usando a ajuda ou aquilo que faz, para humilhar pessoas e tratá-las mal, com o rótulo de ajuda? Realmente algumas "ajudas" não ajudam e podem até matar alguém. Isso não é amor. Quando é amor não existe próximo que resista a esse amor e essa ajuda. Porque amor sempre faz bem ao outro. Uma ajuda verdadeira e com amor salva vidas. Reflitamos sobre isso neste mês.

AMAZONIZAR É DIFERENTE DE COLONIZAR

16 de ago de 2019 - Para quem quer ver a CRUZ que a "civilização" colonizadora impôs aos indígenas não necessita folclorizar os indígenas da colônia. Bastaria colocar um telão com as imagens da Marcha das Mulheres Indígenas lutando por seu povo que corre risco de extermínio, pela floresta, que corre risco de acabar e por sua cultura que é também sua espiritualidade. Isso representaria melhor essa situação atual e verdadeira. Os povos originários do Brasil ainda existem e ainda estão lutando para poderem viver com suas culturas conspurcadas pela Igreja colonial e por seus territórios tomados pelos colonizadores.

Quem realmente for cristão faz como o Papa Francisco, os reconhece em sua importância na necessidade dos tempos atuais, como guardiões da natureza, da Amazônia, considerando suas culturas e religiões. Os povos originários do Brasil têm o que ensinar a todos e é época de aprender a respeitar suas culturas e suas vidas. É época de amazonizar o mundo e é através deles. Querer cristianizar os povos originários foi apenas mais uma barbaridade e ignorância, que se via na época da colônia, mas que hoje já se sabe, não faz mais sentido. Cristão verdadeiro não tem espírito de colonizador, mas a exemplo de Cristo "ama e respeita o próximo como a si mesmo".

AS SINCRONICIDADES NOS LEVAM EM DIREÇÃO À VERDADE ÚLTIMA - O AMOR

22 de jul de 2019 - Pode ser coincidência, mas as novas ciências dizem que coincidências não existem. O que ocorre muitas vezes é que as pessoas que estão a serviço, com seus propósitos de vida encontram-se com outras, através de uma intenção pura ou puro amor e criam uma rede de sustentação de vida e obras necessárias para que todos possam caminhar de forma mais célere e ir em direção ao amor, que é sempre o destino final. Estar em amor é a verdade última. E esta não tem raça, não tem nacionalidade, não tem religião, não tem especialização, não tem barreiras, não tem fronteiras, não tem partidos. As coincidências acausais também chamadas sincronicidades são espontâneas e respondem a uma consciência maior que nos impulsiona. Mais que nunca é necessário estar à escuta dessa consciência e nos conectar e vamos acabar descobrindo muitas coincidências.

TUDO ESTÁ LIGADO. FAZENDO AOS OUTROS FAZEMOS A NÓS

14 de jul de 2019 - Quando as pessoas atuam sob pressupostos errados, elas começam a atuar destruindo os outros e o entorno, para saber no fim que estão destruindo a si mesmas. A dificuldade é que às vezes fica muito tarde para remontar, porque não reconhecem seus erros. E por isso carregarão todas as conseqüências nas costas. Mesmo que demore, a verdade sempre aparece, ainda que muitos achem que ela é relativa. E quem é cúmplice dos erros é parte deles. Vale ainda a frase de oração de Francisco de Assis: Pois é dando que se recebe. E essa frase nos lembra outra: Aquilo que nós plantamos, nós colhemos. Cada vez mais e mais rápido temos que refletir sobre elas neste ano.

                                                             REFLEXÕES POR VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA

 

VOLTAR PARA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E CULTURA (Novas abordagens)

Artesanias - de Verônica Miranda www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


PRINCIPAL

CRONICONTO

GALERIA

PEPEGRILLO

MOMENTOS

MURAL

CULTURA