TRANSITANDO EM NOVOS PARADIGMAS

O NOVO FEMININO

       E 

         FEMINISMOS

 

AQUI É UM ESPAÇO PARA REUNIR COMENTÁRIOS E REFLEXÕES QUE VENHO FAZENDO NO MUNDO VIRTUAL SOBRE ESSA QUESTÃO QUE SE INSCREVE NOS NOVOS PARADIGMAS E QUE DIZEM RESPEITO ÀS PRINCIPAIS MUDANÇAS DESTE SÉCULO QUE JÁ FORAM INICIADAS. O QUESTIONAMENTO DA SOCIEDADE E CULTURA PATRIARCAIS, COM O SURGIMENTO DO NOVO FEMININO E DOS FEMINISMOS ATUANTES. SÃO ARTIGOS DE OUTRAS SEÇÕES DO SITE, BEM COMO DE COMENTÁRIOS E REFLEXÕES AQUI DESENVOLVIDOS SOBRE O TEMA. - VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA -16.06.2019 -    


FEMINISMO PLURAL

O NOVO FEMININO E OS VÁRIOS FEMINISMOS SURGEM COMO UMA QUESTÃO DE NOVO VALOR E PARADIGMA PARA A CULTURA PLANETÁRIA

CLIQUE PARA VER MAIS ARQUIVOS

A questão importante de se debater é que a força com que está emergindo o feminino neste século, porque necessita de integração urgente - o sistema patriarcal não dá para mais e nós não queremos nos extinguir todos da face da terra - torna o feminismo algo plural. E é assim que tem que caminhar porque é necessário a expressão do feminino em tudo. Mas, em determinado ponto, várias questões vão começar a ser debatidas, afuniladas e colocadas como essenciais no movimento e acho que isso já está se fazendo. Uma das questões principais é o tipo de poder vertical e aliado às forças patriarcais. Infelizmente nós temos uma mídia que não valoriza os movimentos locais, ou seja, as expressões próprias da América Latina, Brasil, Argentina, México e por aí vai, porque é considerado “revolucionário” ou mexe e move questões do próprio sistema e então preferem ficar no "Me too", que é mais indiferenciado e mais show ou naqueles feminismos europeus que não assustam os homens machistas, mas estão de cócoras com eles. De fato, todos são expressões de um momentum de emergência desse feminino que tende a se depurar, a ter reações e a se organizar, porque esse é o movimento natural e necessário.

Quem vai mais a fundo no feminismo e suas expressões, desde que surge mais fortemente com o existencialismo e a visão particular de Simone de Beauvoir, que o fundamentou filosoficamente, sabe que nos vários estudos sobre o tema, o patriarcalismo não pode ser dissociado do capitalismo industrial. O primeiro dia internacional da mulher criado para fazer a denúncia sobre a situação da mulher no sistema e seu mal posicionamento discriminatório foi com as mulheres operárias da indústria têxtil, mortas queimadas dentro de uma fábrica, morte massiva e de forma terrível por reivindicarem melhores condições de trabalho. E é assim que a sociedade industrial trata as mulheres, seus corpos, suas almas, seus territórios, seus direitos. Então, essas questões têm que ser debatidas e se constituem aspecto fulcral do feminismo. São mulheres desde trabalhadoras operárias, empregadas domésticas, assalariadas em geral e até as indígenas que precisam defender seus territórios, a saúde dos seus povos e garantia de vida para seus filhos contra a mineração, que se estende pelas empresas transnacionais e que acaba as populações das florestas e a natureza. As mulheres são, pois, defensoras da natureza, que é um dos novos paradigmas da humanidade: Ou nos harmonizamos com a natureza ou caminhamos aceleradamente para nosso próprio extermínio. Exterminar os povos indígenas, guardiões da natureza não livrará a humanidade do extermínio, pelo contrário. Temos uma casa comum e precisamos mudar a idéia de poder e convivência. Nesse sentido o feminismo das mulheres indígenas e povos originários, e aqueles que trabalham os feminismos latino-americanos deveriam estar sendo noticiados e apoiados, também, por todos aqueles que se colocam como arautos do jornalismo e comunicação dos novos tempos. Se o feminismo é plural e os pontos de vistas todos são importantes, por que esse ponto de vista importante não é acolhido na grande mídia? Estamos esperando o debate necessário, horizontal e democrático do pluralismo feminista.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda. 08/08/2019
 

 

VOLTAR PARA NOVO FEMININO E FEMINISMOS

Artesanias - de Verônica Miranda www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


PRINCIPAL

CRONICONTO

GALERIA

PEPEGRILLO

MOMENTOS

MURAL

CULTURA