TRANSITANDO EM NOVOS PARADIGMAS

 A NOVA CONSCIÊNCIA, A ESPIRITUALIDADE E O SAGRADO

AQUI É UM ESPAÇO PARA REUNIR COMENTÁRIOS E REFLEXÕES QUE VENHO FAZENDO NO MUNDO VIRTUAL SOBRE ESSA QUESTÃO DA NOVA CONSCIÊNCIA E DO SAGRADO, QUE RETORNA COMO UM NOVO PARADIGMA, EM OUTRO CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE E QUE DIZ RESPEITO ÀS PRINCIPAIS MUDANÇAS DESTE SÉCULO, QUE JÁ FORAM INICIADAS. A NOVA CONSCIÊNCIA, A ESPIRITUALIDADE E O SAGRADO SERÃO TRATADOS EM ARTIGOS DE OUTRAS SEÇÕES DO SITE, BEM COMO EM\ COMENTÁRIOS E REFLEXÕES AQUI DESENVOLVIDOS SOBRE O TEMA. - VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA -18.08.2019 -    


 SOBRE AS 4 FUNÇÕES DE JUNG E SABEDORIAS ANCESTRAIS

Comentário sobre texto de Kaká Werá

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Estive lendo esse texto de Kaká Werá, que me chegou no facebook e comentei, em novembro de 2019.  Percebi o quanto é importante e atual debater esses assuntos, que de alguma forma se relacionam e mostram como Jung e as cosmovisões de nossos ancestrais confluem, de alguma forma, para as necessidades do tempo da natureza. De lá para cá os indígenas  têm começado a se manifestar sobre esses temas, o que me deixa contente porque, de fato, é uma forma de pensamento, cosmovisão, mais integrados  e o xamanismo  trabalha todo o sistema energético, uma filosofia que é também uma medicina, necessária para estes tempos da natureza e do coração. É necessário criar outras disposições para todas as mudanças que advirão. De alguma forma, mesmo que as pessoas não estejam em processo de individuação, girando sobre seus próprios anéis, é necessário entrar em uma visão mais circular, para podermos seguir. E atuar em processos criativos e energéticos são formas de acompanhar as necessidades destes tempos. Somos gratos por, apesar dos desencontros e guerras da colonização, existirem ainda povos indígenas capazes de resgatar essa sabedoria e formas de vida mais ligadas à natureza.

 Kaká Werá foi um dos primeiros indígenas brasileiros a colocar a cosmovisão tupi-guarani na internet, que logo publiquei em minhas páginas do facebook, como uma contribuição necessária ao resgate das ancestralidades e do pensamento da natureza. Hoje já vemos outros sites e publicações diversas do pensamento indígena e ancestral, que esperamos estejam também com essa disposição para essa abertura e diálogo. É parte de nossa ancestralidade. Coloco esse texto de Kaká Werá porque é um texto que tem uma abertura para estabelecer relações com uma cosmovisão ocidental, junguiana, mas que acaba confluindo com a visão ancestral, enfrentando as necessidades do presente. Essa disposição que gera relações e complementaridades, em vez de considerar que as formas e maneiras de atuar de cada cultura sejam as únicas corretas e adequadas para as mudanças que precisamos, está dentro do espírito da horizontalidade e dialogicidade que todos necessitamos para criar, de fato, uma casa comum no Planeta Terra.  Veronica Maria Mapurunga de Miranda. 27.11.2023

O texto de Kaká Werá:

“A nossa consciência possui um sistema de percepção que no seu conjunto formam quatro funções psíquicas. De acordo com Carl Jung estas funções são denominadas: sensação, sentimento, pensamento, intuição.  Dentro deste sistema, o ser humano atual tem, de modo geral, desenvolvido mais a função "pensamento", em detrimento das demais. Isto traz como conseqüência um obstáculo ao discernimento mais profundo das situações, coisas e fatos da vida. Além disso, acentua o predomínio de sistemas de pensamentos exageradamente conflitivos, dualistas e segregacionistas; fortalecendo crenças baseadas na separatividade do "Ser", em relação á "Vida" e ao "Todo". "

"Mas nem sempre foi assim. As culturas ancestrais no mundo inteiro desenvolveram as demais funções de modo mais acentuado. Por isto estas portas de percepção estão em cada um de nós de modo passivo, atrofiado. Se tornaram dormentes em nós após aquele momento histórico em que deixaram de ter valor. Isso ocorreu quando o paradigma de consciência  dominante passou a ser o cartesiano, a dialética materialista, e diversas outras linhas fragmentadas na fenomenologia materialista passaram a ser mais valorizadas."

"Claro que estes paradigmas foram importantes para direcionar o avanço da humanidade, tanto socialmente quanto tecnologicamente. No entanto, nos tempos atuais se faz necessário haver equilíbrio psíquico social. E para que isto ocorra se faz urgente aprimorar os aspectos sensoriais, sentimentais e intuitivos do "Ser". "

"Justamente neste momento é que as culturas ancestrais podem contribuir com seus saberes e valores mais profundos,  Destaco aqui a filosofia,  ou visão de mundo - como queiram  - do xamanismo e algumas de suas artes técnicas empregadas para a expansão da consciência como exemplo. Destaco também o valor da "sustentabilidade", premissa que fundamenta outros valores e posturas das culturas ancestrais, que olha a vida a partir de um conjunto sistêmico, intrínseco, em rede supra-inteligente, que se desdobra do local ao global, da parte para o Todo e do Todo para a parte. "

“Para mim o grande desafio do ser humano moderno é desenvolver de maneira integrada as quatro funções psíquicas. Para isso ele precisará despertar o que já se encontra nele mesmo em estado latente. Precisará de reconsiderar a sabedoria das culturas ancestrais, estudar seus princípios mais profundos, compreender suas técnicas mais primevas; pois fazem parte de uma ciência que trabalha a musculatura da contemplação, da sensorialidade e a lapidação dos sentimentos até suas dimensões supra-humanas. “ Kaka Werá.

  Meu comentário:

Eu diria que são duas funções as mais valorizadas: o pensamento e a sensação. Mas isso não significa dizer que elas são diferenciadas e organizadas e, portanto, não funcionam de forma adequada muitas vezes. As pessoas em geral sempre tem uma puxadinha(identificação do ego)) para a sua função principal, mesmo com toda a valorização do pensamento e sensação. Mas, eu vejo que muitas pessoas necessitam de alguma função auxiliar, que pela unilateralidade da vida que levamos, com especialização e fragmentação na formação e desenvolvimento da personalidade, com a orientação para as funções valorizadas pela sociedade e cultura, acabam não desenvolvendo aquilo que necessita. De fato, a diferenciação e organização das quatro funções é um "processão", que falado assim parece simples, mas não é brincadeira. A individuação quando ocorre naturalmente, em geral na segunda metade da vida ou por outros percalços, leva o indivíduo a diferenciar essas funções, porque joga a pessoa em uma crise que fere o complexo do eu e obriga a pessoa a girar em torno do self. Fazê-lo é mudar a direção da consciência, pelo menos 4 vezes. E isso é ir ao abismo. E a última e função inferior, já é coletiva. E a pessoa tem que lidar com os complexos coletivos, assim como teve que lidar com os complexos individuais nas três primeiras funções. Essa integração atualmente é fundamental. Quem não tiver condição de se integrar, de alguma forma, vai se "despedaçar" todo. E isso tem muitos significados, doenças, neuroses, psicoses, psicopatias, suicídios. Tudo por conta das energias que estão mudando e a força que está chegando em nível planetário. Já estão acontecendo. Para suportá-las é necessário estar integrado minimamente. Jung nos mostrou um caminho que ele mesmo fez, como pioneiro e muitas dificuldades, e nós atrás também com dificuldade acompanhamos.

 Eu não acho, Kaká Werá, que exista somente um caminho, mas os caminhos mais abertos são os melhores. Eu acho o xamanismo uma filosofia ampla e muito de acordo com o retorno da natureza que todos nós, principalmente de cultura ocidental, que a deixamos de lado, necessitamos. Mas não se pode fazer de conta que as pessoas não têm suas religiões e crenças, principalmente o cristianismo, que afeta muito as pessoas no nível arquetípico. E a mudança desse cristianismo é também fundamental para que as pessoas possam sair das "gaiolas". Mas o grande barato é "aprender a aprender" o que cada um necessita e não necessariamente seguir um caminho único.

 Percorrer o caminho das funções é uma descoberta muito importante, mas a individuação se não chega naturalmente é um processo muito difícil (alquímico). É necessário ser capaz de suportar a pressão dos opostos, que ocorre em todo o processo. E como a natureza é sábia quando ele chega naturalmente é porque não existem outras opções mais adequadas e a pessoa pode suportá-lo. A integração das 4 funções e da sombra é um desafio e uma necessidade atual, mas a forma de fazer isso vai depender de cada um. Grata por ventilar esse assunto porque se as pessoas não acordarem para tudo isso vão entrar em processos de loucura. Algumas já estão. Verônica Maria Mapurunga de Miranda- novembro de 2019.

 Concluindo, é importante que estejamos abertos para estabelecer PONTES entre culturas, cosmovisões e processos criativos que possam dar conta dos processos individuais e coletivos, das mudanças que precisam ocorrer.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 27.11.2023


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