A LUZ NO FIM DO TÚNEL TEM PREÇO.

Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa... anos e anos

Guia Viçosa

Guia Viçosa  - História e Cultura

                                      Apontamentos e Reflexões

Quando iniciei este site -Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial - a seção Guia Viçosa era um lugar de fotografias de lugares interessantes, pitorescos, tradicionais para se visitar. Só havia, então, o meu site sobre Viçosa do Ceará. Hoje pululam na internet fotos lindas, lugares, publicidade, vídeos oficiais ou não sobre Viçosa do Ceará. De sorte que percebo que o mais importante nesse pequeno espaço é fazer alguns apontamentos que possam levar a uma mobilização de idéias e conhecimentos sobre a história e a cultura em Viçosa. Tenho escrito algumas crônicas no site Artesanias de Verônica Miranda, parte desse portal, que aos poucos também estarão linkados aqui, compondo esses "Apontamentos e Reflexões". Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 19.06.2017

Que a história tenha alma enquanto resgatamos as partes e os elos da história fragmentada. Que se faça a "contemporaneidade do não coetâneo" transcendendo os tempos, para vivenciarmos a cultura de um presente mais pleno. E que possamos apontar as necessidades e construir desde o aqui e agora, os tempos vindouros. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 21.11.2017

                                                                              ---------------------------------------

          A LUZ NO FIM DO TÚNEL TEM PREÇO. (Veja Arquivos)

Havia escrito um artigo com o título de "Um Novo Cristo. Uma renovação cultural e espiritual?" sobre a perspectiva dessa Imago Dei de cimento passar a representar algo diferente para a população da cidade, considerando a forma e sincronicidades da queda e reabilitação da imagem do Cristo da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias ou do Céu, que é cartão postal da cidade de Viçosa do Ceará e uma imagem que se visualiza de todos os pontos da cidade.

Considerando que estamos ingressando todos em uma nova década deste século de sobressaltos que exige novas atitudes, novas posturas, novos enfrentamentos, diante do quadro de todas as mudanças que têm ocorrido no mundo inteiro com a pandemia e a desestruturação da economia, da política e dos estilos de vida essas questões são importantes para refletir. Não estamos separados disso, as mudanças planetárias ocorrem em todos os lugares. Ainda estamos em processo bravo e difícil. E falar de luz no fim do túnel significa pensar que essa luz tem preço. Nada vai cair do céu. O que está caindo em termos de doenças e pandemias foi o que como espécie conseguimos causar. O cambio climático denuncia que pode vir coisas piores por aí. Daí que o fim do túnel vai depender de todos nós.

Uma das questões é saber que necessitamos de uma consciência integradora, capaz de sair do primarismo religioso, de que as coisas caem do céu e que os acontecimentos são causados por Jesus Cristo, os santos e os demônios, sem nos responsabilizarmos por nada e esquecendo que, de fato, eles estão em nós. Ativando o coração, abrindo o coração nos colocaremos em contato. A principal herança deixada por Jesus Cristo para salvar a humanidade foi a consciência crística e infelizmente tem sido uma dificuldade colocá-la em prática, mas não passaremos deste século sem ela ou seus equivalentes.

A imagem do Cristo da Igreja do céu, portanto, poderia nos inspirar outras coisas, dentre elas o alargamento e ampliação da consciência. E o alargamento da consciência significa estarmos dispostos para nos auto-conhecer, assim como para conhecer a cultura em mais profundidade, saindo da superficialidade. Conhecer aquilo que por tempos ficou retido nos limbos dos inconscientes pessoais e da cultura é um preço necessário para sairmos todos da situação em que nos encontramos, dos pontos petrificados da cultura e buscar formas para ter a cultura e sociedades mais sadias, harmonizadas com a natureza. Os processos que estamos vivendo são individuais, mas também são coletivos e é necessário encontrarmos as formas de nos colocar a serviço dessa nova realidade.  Sobre isso escrevi hoje no facebook:

"EXISTE SIM UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL: VER Á LUZ DO DIA E INTEGRAR AS SOMBRAS, SOMBRAS PESSOAIS, SOMBRAS CULTURAIS E NOS RESPONSABILIZARMOS POR ELAS. QUALQUER IMAGO DEI, E NELA PODE IR O NOSSO CRISTO REDENTOR, SÓ FUNCIONA QUANDO DEIXAMOS ÀS CLARAS AS MAZELAS, QUANDO RECONHECEMOS AQUILO QUE NÃO SERVE E QUE DEVE IR-SE E AQUILO QUE TEM QUE SER INTEGRADO. UM BOM EXERCÍCIO PARA COMEÇAR O ANO."

"QUANDO NÃO TOLERAMOS PERSEGUIÇÕES, ABUSOS DE PODER E OS DENUNCIAMOS, QUANDO NÃO TOLERAMOS PESSOAS MAL INTENCIONADAS QUE USAM FUNÇÕES PÚBLICAS PARA DEGENERAR MAIS AINDA A CULTURA, ESTAMOS CUMPRINDO NOSSA FUNÇÃO DE CIDADÃOS E CIDADÃS PLANETÁRIOS PARA ESTA DÉCADA QUE SE INICIA. O VERDADEIRO CRISTO É O QUE ESTÁ EM NOSSOS CORAÇÕES. E ELE NÃO ESTÁ SOZINHO, MAS ACOMPANHADO DE TODAS AS DIVINDADES QUE SÃO PARTE DE NOSSA ANCESTRALIDADE, QUE RECLAMAM O SEU LUGAR. E QUE JÁ FAZEM PARTE DO CENÁRIO. O MUNDO DA NATUREZA JÁ É O NOSSO MUNDO, FOMOS ABRUPTAMENTE CONVOCADOS PELA COVID-19 E NÃO ADIANTA FUGIR."

"ALGUÉM QUE QUISER SUSTENTAR-SE EM IMAGEM DE CRISTO PARA FAZER O QUE NÃO PRESTA E PERSEGUIR PESSOAS NÃO PASSARÁ. A MENTIRA NÃO PASSARÁ. ESTAMOS ENTRANDO EM UMA ÉPOCA EM QUE "VERDADES VERDADEIRAS SERÃO COBRADAS" E POR ISSO NÃO SE DEVE TOMAR OS SANTOS NOMES EM VÃO."

"ESTAMOS ENTRANDO EM ÉPOCA DE QUARESMA, NOS RITUAIS CRISTÃOS, E ESTES PANOS QUE OCULTAM OS SANTOS, QUE CAEM NA PÁSCOA SIGNIFICA A LIBERTAÇÃO DA VERDADE, A QUEDA DAS MENTIRAS, FALSIDADES, MÁSCARAS E OUTROS RECURSOS QUE OCULTAM E DIFICULTAM AS TRANSPARÊNCIAS. AQUELES E AQUELAS QUE PERSEGUEM PESSOAS E SE JUNTAM A QUADRILHEIROS PARA O FAZEREM PAGARÃO MUITO CARO. É A ÉPOCA DAS DESCOBERTAS. E QUANTO MAIS ESTIVEREM EM CARGOS PÚBLICOS NOTÓRIOS SERÁ MAIS FÁCIL DE DESCOBRIR."

"A FORMA DE CRIAR TRANSPARÊNCIA E TRAZER SAÚDE À CULTURA E SOCIEDADE É DENUNCIAR AS MENTIRAS E TRAZER À TONA AS VERDADES ESQUECIDAS. PARA EXISTIR O AMOR É NECESSÁRIO TRANSPARÊNCIA. SÓ ASSIM PODEMOS CRIAR UMA ÉTICA PARA OS NOVOS TEMPOS E ACABAR COM OS NÓS QUE DIFICULTAM OS FLUXOS DA CULTURA E DE CADA UM. VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA. 18.02.2021

As Culturas e Histórias têm seus contrapontos, suas várias vozes e várias perspectivas. E cara e coroa fazem partes de uma mesma moeda, as faces que necessitam ser resgatadas agora e sempre, para o movimento necessário das mudanças, grandes mudanças que ocorrerão.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 18.02.2021

 

EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS