TRANSITANDO EM NOVOS PARADIGMAS

FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E CULTURA

(Novas abordagens)

 

AQUI É UM ESPAÇO PARA REUNIR COMENTÁRIOS E REFLEXÕES QUE VENHO FAZENDO NO MUNDO VIRTUAL SOBRE ESSA QUESTÃO QUE SE INSCREVE NOS NOVOS PARADIGMAS E QUE DIZEM RESPEITO ÀS PRINCIPAIS MUDANÇAS DESTE SÉCULO QUE JÁ FORAM INICIADAS. A FAMÍLIA, A EDUCAÇÃO E A CULTURA  SÃO TRÊS SISTEMAS EM QUE O INDIVÍDUO PARTICIPA E QUE VÊM SOFRENDO MUDANÇAS RADICAIS PARADIGMÁTICAS OU NECESSITANDO DELAS.   SÃO ARTIGOS DE OUTRAS SEÇÕES DO SITE, BEM COMO DE COMENTÁRIOS E REFLEXÕES AQUI DESENVOLVIDOS SOBRE O TEMA. VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA -27.10.2019


CUIDAR DA VIDA - PATOLOGIAS DO SÉCULO XXI

FAMÍLIAS NARCISISTAS UM PROBLEMA FAMILIAR E DA CULTURA

CLIQUE PARA VER MAIS ARQUIVOS

 

Distúrbio muito comum na cultura moderna e atual.Uma questão a ser mais trabalhada, estudada, divulgada e denunciada. Por trás de um(a) narcisista perverso tem sempre um ou mais psicopatas atuando. Costumam formar redes da perversidade, da maldade e de abusos. Semelhante atrai semelhante e se justificam. Padecem de ódio, frieza e amargura sob as máscaras de que são gente bem e altruístas.

Para neutralizar seu veneno somente com amor, seu próprio amor. Mas para isso é necessário reconhecer que está doente e necessita se tratar e essa é a dificuldade. Em geral os abusadores, psicopatas e narcisistas perversos chegam a situações extremas e somente assim se reconhece o que fazem e acabam por ser punidos, quando já fizeram muito dano. É necessário que se saiba como atuam e que se derrubem suas máscaras.

Infelizmente, a não integração da sombra, a falta de autoconhecimento e os crescentes casos de "normose" têm aumentado o número de pessoas com psicopatias. São mentirosos, manipuladores e em geral tentam inverter a situação, colocando as vítimas como "culpadas". Doenças do século que têm que ser enfrentadas, antes que destruam muitas famílias. É necessário entendê-las e divulgá-las. Veronica Maria Mapurunga de  Miranda 03.11.2018

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Nem toda família é igual a sua. Que se supõe seja boa. Às vezes é necessário entender o que ocorre com situações mais amplas e sociais para entender o que ocorre com muitas famílias. Há estudos que mostram que a maior parte das pessoas que exaltam a família na internet apenas compõe um figurino, porque em casa se matam. A sociedade vive muito de hipocrisias e mentiras. E nas igrejas e templos fofoquinhas.

A maior parte das crianças que estão na rua sofre violência das famílias. E nesse caso a rua por mais terrível que seja não é pior do que suas famílias. Algumas expulsam, outras com tanta pressão, cassação dos seus direitos e maltratos chegam a levar pessoas e membros ao suicídio. Muitas pessoas apartadas da família, que passam muitas dificuldades, às vezes sem conseguir se soerguer sofrem violência e perseguição de famílias doentes, profundamente neuróticas e narcisistas.

Como são questões sistêmicas e de difícil compreensão e percepção, em geral há uma tendência a julgar alguns membros dessas famílias doentes e disfuncionais, como os membros que causam problemas, quando na verdade eles são as vítimas da família. Os bodes expiatórios. Poucos resistem e têm consciência do problema. Alguns se tornam drogados, alcoólatras e por isso são considerados os doentes e problemáticos da família. São os expiados para que o restante da família continue com suas neuroses encobertas.

É preciso cuidado quando se falar certas coisas, sobre as pessoas que já são vitimadas e que parecem acusação. Pois acusações infundadas sobre pessoas que já vivem situações difíceis podem ser insuportáveis. E o dano que se faz aos outros também se paga. Tudo que se planta se colhe. Além disso, a família, por mais que alguém não queira, não é algo individual, pertence a um sistema maior. É chamada de célula da sociedade. E uma família com narcisistas perversos, dirigindo-as significa estrago também na sociedade e cultura. Por isso não julguem, pois deveria ser motivo de preocupação, principalmente pelos que se julgam realmente religiosos, e mais ainda no sentido de curar e resolver esses problemas.

E na família narcisista aquele que pensa que não é atingido, porque todas as cargas estão caindo sobre alguém, pode estar muito enganado. Porque os narcisistas perversos da família também se cansam, quando não conseguem todos os resultados que querem. São compulsivos, e de fato, não conseguem todos os resultados esperados. Seu prazer negativo da dissociação nem sempre é correspondido. E aí sua mira vai atingir a outros. Eles sempre estão procurando alguém para descarregar sua neurose profunda. E assim el@ vai destruindo toda a família e a levando a degenerescência, procurando todo tipo de aliado perverso, achando que é assim que se cura. E é um engano.

A tônica d@ narcisista pervers@ é poder, imposição e não reconhecimento do outro, de seus direitos como pessoa e à vida. Quando não existe amor vigora somente o poder, a imposição, a falta de diálogo, comunicação e a perseguição, que às vezes impede a pessoa de viver. Sempre existem aliados e cúmplices. Em uma família narcisista todos os membros são afetados. E só escapa disso quem tiver trabalhado em si todos esses problemas, mas difícil é retirar todos os ganchos. O (a) narcisista perverso vai matar até o último descendente da família (existem muitas formas de se matar uma pessoa, infelizmente) e a sua neurose e dissociação só vai estar aumentando. Tem uma fome muito grande, que toda comida do mundo não resolve e nem cirurgia. Só tratamento da cabeça, que em geral não querem fazer.

Preferem catalizar toda a sombra familiar, comprando os membros da família, redefinindo-a de acordo com seus caprichos e necessidade de poder, que têm suas próprias sombras e suas influências sociais e pessoais, pois não as querem reconhecer e são partes do sistema, até destruir a todos. Esse é o triste resultado final da família narcisista perversa e sem amor. Será implodida pela neurose e psicose em grande parte dos casos. A família narcisista que se mantém, se reestrutura em sua descendência e sua reestruturação é muito pior. Daí a importância de se debruçar sobre isso, entender e na medida do possível curar e curar-se. Muitos são atingidos e não sabem. É muito triste, mas é a verdade. Salve-se quem puder e tiver consciência disso. Mudar esses parâmetros de família para uma cultura mais saudável é parte dos novos paradigmas.

Veronica Maria Mapurunga de Miranda 10.06.2019.

 

 

VOLTAR PARA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E CULTURA (Novas abordagens)

Artesanias - de Verônica Miranda www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


PRINCIPAL

CRONICONTO

GALERIA

PEPEGRILLO

MOMENTOS

MURAL

CULTURA