Símbolos da Cultura

                   O SENTIDO DA ARTE EM QUE ME INSCREVO

  A verdadeira função ou sentido do trabalho d@ artista é estar antenad@ e conectad@ com seu tempo e sua cultura.Trazer para a atualidade o passado recuperável e necessário e apontar as direções  que essas sociedades subterraneamente pedem. Deixar fazer-se a "contemporaneidade do não-coetâneo", em um tempo que não é linear, e que pode ser sentido nas formas que simbolicamente assume essa arte e no resgate dos símbolos da cultura. Conhecer-se e reconhecer-se como participante dessa cultura coloca @ artista em um fluxo  com as pessoas e realidade em que vive, possibilitando o resgate dos símbolos positivos fazendo-a crescer e se desenvolver, enquanto el@ cresce.

Trazemos e repassamos um somatório de experiências, vivências e de "verdades eternas" que transformam nossa vida cotidiana, sem que o saibamos, em um corredor de "arquétipos" muitas vezes disseminados como preconceitos, palavras de ordem, tabus, reforçados em geral pela mídia e recriados à medida das necessidades das ideologias dominantes, como uma sombra. Sombra pelos aspectos negativos e inconscientes ou aspectos importantes e esquecidos ou suprimidos e que leva as pessoas a um conhecimento fragmentado, bipartido e preconceituoso da realidade em que vivemos.

A recuperação da inteireza e do crescimento dessas sociedades pressupõe o reconhecimento dessa fragmentação e o reconhecimento das oposições e diferenças existentes. Expor a sombra, trazê-la à luz, resgatar as tradições,  os pontos de referência e identidade de um povo naquilo que representa suas raízes, na necessidade de ressignificações, de reconhecimento das diferenças e realização de pontes nas fragmentações existentes. Movimentar e recriar as verdades tidas como eternas, que estanques, atrapalham e emperram o fluxo do conhecimento verdadeiro.Captar tudo isso de uma forma  simbólica, e com a arte alquimizá-lo no agora é uma função primordial d@ artista, aquel@ que através de sua função criadora pode transformar-se à medida em que trabalha para transformar positivamente a sociedade e cultura em que vive.

 

Verônica Maria Mapurunga de Miranda - fevereiro/2000

Símbolos da Cultura, publicado pela primeira vez em A Arte e o Sagrado


ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS