PEPE GRILLO (ou grilo falante?)              

 

Chamado para a Consciência Ecológica

           Você está acostumado a ver  nos noticiários da tv,  o eterno problema da seca no Nordeste Brasileiro e suas conseqüências nefastas da fome e emigração. O eterno retorno. Problema, que dizem, é cíclico. Que dizem  é falta d'água. Que dizem é por causa da desertificação da caatinga.

        Estudos técnicos de grandes especialistas, rios de recursos aplicados por anos e décadas a fio. O resultado é: seres humanos, famílias inteiras cada vez mais destituídas de condições de sobrevivência; grandes açudes que não matam a sede da maioria; grandes plantios tecnologicamente produtivos que não matam a fome da maioria; quantidades cada vez maiores de pedaços e fragmentos de terras imprestáveis e improdutivas, desertificadas, resultado da miséria e baixas condições de produção e reprodução, sendo abandonadas, por levas e levas de imigrantes  dentro de sua própria região.

  A miséria e exclusão que assola o nosso estado e região nem sempre foi tão desesperadora, mas está cada dia pior. A caatinga antes da ocupação, organização e reorganização do seu espaço era um ambiente ecologicamente correto. Pergunta-se: esse é um problema de seca ou de cerca ?

   À medida que morre a caatinga, um ambiente ecológico dado, à medida que se desestrutura cada vez mais esse espaço sócio-econômico, em que se concentram os recursos e morre a possibilidade de vida das pessoas nessa região, de alguma forma estamos morrendo todos nós, para o presente e para o futuro. E como dizem e cantam os compositores brasileiros Evaldo Gouveia e Jair Amorim, em Brigas:

... E AO MORRER ENTÃO É QUE SE VÊ
QUE QUEM MORREU FUI EU E FOI VOCÊ
POIS SEM AMOR ESTAMOS SÓS
MORREMOS NÓS

Verônica Maria Mapurunga de Miranda / Setembro/1999

 

 O pepegrillo ou grilo falante é a consciência do Pinóquio, aquele menino de madeira que foi se humanizando, tornando-se "consciente", alargando sua consciência e aprendendo a AMAR. 

 
 

Chamado Ecológico da Caatinga

(Clique nas fotos para ampliá-las)

 

Chamado Ecológico

 

Escultura em garrafa (porcelana fria)

 

Fotomontagens com a escultura Chamado Ecológico da Caatinga

Chamado Ecológico 1

Chamado Ecológico 3

Chamado Ecológico3

 

Esta página é melhor visualizada com internet explorer 4.0 ou superior 


Artesanias-de Verônica Miranda - www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS