![]() |
||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Cerâmica |
A arte de trabalhar com argila, e com o barro, nos acompanha desde os primórdios da humanidade, e em nossa América desde os alfareros tradicionais, nas culturas indígenas pré-hispânicas até os ceramistas atuais. Aqueles que trabalham com o coração e que vêm desenvolvendo essa arte através dos tempos. A argila é universal pois nos coloca em relação com a terra, a mãe terra, nossa ancestralidade inconsciente, e que perpassa vários povos, culturas no tempo e espaço que vivemos. Dificilmente um povo não utilizou a cerâmica. Ao mesmo tempo, a argila nos proporciona um contato individual e singular, liberando aquilo que temos de essencial e em camadas profundas do inconsciente. Cada ceramista tem a possibilidade de desenvolver uma relação própria com a argila e ter um resultado singular dentro das múltiplas aplicações que ela apresenta. A arte de trabalhar com o barro nos proporciona um diálogo com o coração, o desenvolvimento da intuição e o reconhecimento do outro que existe em nós, enquanto passamos pelos quatro elementos: terra, água, ar e fogo. A cerâmica é, assim, antiga quanto o próprio ser humano, desde que ele descobriu o fogo. Pois o fogo é a prova final de todo o processo em que se aventura um ceramista. Como diz Alberto Cidraes "Aprisionado o fogo, ele deve ser devidamente alimentado, nem de mais nem de menos, na dose certa e na velocidade adequada. Os humores do ceramista, os ventos, a umidade, a estação, a qualidade e o estado da lenha e tantos outros fatores desconhecidos mas pressentidos e aceites influem na queima, modificando o seu resultado. Uma certa dose de desilusão acompanha uma outra, de exaltação com o conseguido. Sendo impossível controlar o todo do cosmos, ele coloca o espírito numa posição semelhante ou igual à daquele ceramista que oferece saquê ao deus do fogo. Deus do fogo é uma metáfora designando todas aquelas coisas que não compreendemos nem controlamos totalmente, mas com que mantemos um canal de comunicação através de nossas ações e intenções, e que permitem o acontecimento do fogo, que nos recompensa ou pune nos resultados obtidos."¹ Dentro de suas múltiplas aplicações, desde a arte até a aplicação industrial, a cerâmica restabelece as relações corretas e saudáveis entre o ser humano e seu ambiente natural, e é cada vez mais apontada como material de vasta aplicação no futuro do nosso planeta, ecologicamente correto...e necessário. Voltemos à mãe terra. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 10/julho/2002 -------------------------------------------------------- (¹)-Cidraes, Alberto-Opção Pela Cerâmica in Cerâmica a Arte da Terra-Editado por Miriam B. Birmann Gabbai-São Paulo: Callis, 1987 |
|
ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br |
A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA |
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |
|