Principal

Viçosa

Viçosa ...Tempos de outrora

Viçosa...Anos e anos

Guia Viçosa

 
 

 

TR ADIÇÕES E EMERGÊNCIAS CULTURAIS

 
 
 

 

AS QUITUTEIRAS - 90 ANOS DE TEREZINHA

 

 

 

Homenagem às quituteiras e culinaristas de Viçosa do Ceará,  mulheres corajosas, trabalhadoras e criativas, que há várias gerações alimentam, criam e recriam as condições da existência e potencialidades alimentares e econômicas da região, participantes ativas nas comemorações, festividades e na conservação e desenvolvimento da cultura viçosense.  


Da. TEREZINHA E SEUS QUITUTES

90 ANOS

 

Como todas as imagens que faço, como esculturas, são imagens que vêm de dentro. Desde o começo é assim. E quando penso em uma imagem, muitas vezes minhas mãos fazem outra. Não há controle sobre isso. Dessa forma quando criei o mestre do pife, que se remetia ao meu pai, como imagem primeira, depois cada um que fazia era diferente e comecei a entender que tinham um significado arquetípico, de representação de algo maior ou coletivo, que inicialmente denominei de tipos, mas que de certa forma, significa arquétipo no sentido junguiano, que porta um significado não somente subjetivo, mas também cultural e coletivo. A imagem que "parla", que aparece trazendo um significado e um sentido. E muitas vezes assustada com o resultado eu digo: Parla, a que veio? Em 13 de fevereiro de 2002 fiz o artigo "Da. Terezinha e Seus Quitutes", como homenagem e reconhecimento de sua criatividade e missão de vida e também como uma representante reconhecida da culinária local.

 Na época já havia feito a imagem do mestre do pife e depois Bico de Ouro, que elevava a figura de meu pai Alfredo Miranda à representação arquetípica e minha mãe uma vez me perguntou: E a quituteira não tem uma imagem? Eu fiquei pensando, em tudo o que significava em termos de atividades e como isso era difícil ter uma síntese. Até que um dia apareceu uma imagem, que trazia sempre a tigela sendo mexida e remexida. Um trabalho sem dúvida alquímico e até certo ponto parecido com a curandeira, que surgiu depois. Mas a culinária é uma arte e trabalho alquímico, e como disse hoje, no dia dos seus 90 anos, esse veio criativo da culinária em sua vida foi muito importante para conseguir levá-la, transformando-a em um eixo de vida e superação de muitos problemas, tecendo suas relações familiares e sociais. Bem dito uma missão de vida, que perpassou tudo e em torno dos 40 anos, ela que era uma dona de casa iniciou também um meio de sobrevivência construído sobre essa criatividade culinária e que teve uma expressão cultural, que é a Casa dos Licores. Depois que fiz a primeira quituteira, com esse símbolo da tigela sendo mexida e remexida, foram saindo imagens de vários tipos e várias formas, enquanto imaginava que elas eram de vários tempos, idades e até de várias culturas. E aquele significado alquímico, talvez trazendo um segredo feminino de todas as mulheres, de todas as culinárias e de todos os tempos, deixou-a um tanto universal.

 Quando terminei esta que ia levar para minha mãe, novamente me surpreendi e disse assim que terminei: Parla! Era bem diferente de todas e me perguntei se ela não me acompanha ou acompanha minha mãe. De todas as formas queria se apresentar. Que seus significados sejam entendidos. Terminei de falar algumas palavras no aniversário de minha mãe sobre a missão que cada pessoa tem e que ela seguiu o seu curso nessa realização, livre, sem ser impedida em seus objetivos e suas vivências e por isso pode realizar suas tarefas de vida. Com muito trabalho e dificuldades a vencer, mas também com muita realização. E é isso que esperamos, principalmente as mulheres, que o vaso alquímico que portamos, com nossa criatividade possa transbordar em realizações e trazer novos valores, feitos, realizações, para esse novo mundo que está se gestando. Que os objetivos e significados de vida não sejam impedidos, não sejam interrompidos, para que cada mulher possa realizar aqui, nesse momentum de transformação de muitas vidas, suas missões e novas culturas possam florescer. Que as quituteiras falando de forma ampla e alquímica tragam novos sentidos e vida!

Vivas a Da.Terezinha em seus 90 anos, por uma vida realizada!

 
Verônica Maria Mapurunga de Miranda-02.08.2023


Texto publicado também em MURAL DO PORTAL ARTESANIAS DE VERONICA MIRANDA e em meu facebook Veronica Mapurunga Miranda
 

 

 

 

 

 

Midi de fundo: Lua Branca de Chiquinha Gonzaga - 1911

'''''''''''''''''''''''''''''''''''------------------------------------------

PLANO DE FUNDO: A QUITUTEIRA - ESCULTURA DE RECICLAGEM POR 

VERONICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA /AGOSTO /2023

 

Viçosa do Ceará -Uma página não oficial

EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTA PÁGINA NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS