Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa... anos e anos

Guia Viçosa

Guia Viçosa  - História e Cultura

                                      Apontamentos e Reflexões

Quando iniciei este site -Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial - a seção Guia Viçosa era um lugar de fotografias de lugares interessantes, pitorescos, tradicionais para se visitar. Só havia, então, o meu site sobre Viçosa do Ceará. Hoje pululam na internet fotos lindas, lugares, publicidade, vídeos oficiais ou não sobre Viçosa do Ceará. De sorte que percebo que o mais importante nesse pequeno espaço é fazer alguns apontamentos que possam levar a uma mobilização de idéias e conhecimentos sobre a história e a cultura em Viçosa. Tenho escrito algumas crônicas no site Artesanias de Verônica Miranda, parte desse portal, que aos poucos também estarão linkadas aqui, compondo esses "Apontamentos e Reflexões". Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 19.06.2017

Que a história tenha alma enquanto resgatamos as partes e os elos da história fragmentada. Que se faça a "contemporaneidade do não coetâneo" transcendendo os tempos, para vivenciarmos a cultura de um presente mais pleno. E que possamos apontar as necessidades e construir desde o aqui e agora, os tempos vindouros. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 21.11.2017

                                                                              ---------------------------------------

 Quando os ventos, chuvas e incêndios varrem e levam os telhados de velhas igrejas.

(Veja Arquivos)

Para todos os estudiosos de significados e sincronicidades. A queda da torre da Igreja do Céu ou N. Sra. das Vitórias em Viçosa do Ceará (80 anos da imagem do Cristo Rei) que teve sua construção capitaneada por Monsenhor Carneiro ou Fontenele (descendente dos franceses), ainda meu parente e o incêndio da catedral de Notre Dame na França (800 anos), em época de Papa jesuíta, nos reporta à colonização no Brasil (Viçosa do Ceará núcleo colonial e jesuítico) e o papel da Igreja. Alguma coisa para se refletir. Será que também para ser modificada?

Quando caem as torres é necessário buscar com muito intento e afinco as estruturas que fizeram erguer as construções, as fundações. As raízes e o solo são extremamente importantes quando os ventos, chuvas e incêndios varrem e levam os telhados.
Veronica Maria Mapurunga de Miranda 17.04.2019

Coloquei esse comentário, porque os fatos ocorrem em época de páscoa, período de reflexão e vivência da fé dos cristãos, que está sendo abordada por muita gente e políticos também. Escrevi também uma reflexão sobre artigo de Guilherme Boulos: “Por que Notre-Dame comove mais que a morte de milhares na África?” (Carta Capital .21 de Abril de 2019). Sobre isso comentei:

"Olha, essa questão é arquetípica, como tudo que se relaciona à religião e que é antigo e encarna muitos séculos dessa história e cultura cristã. Por isso tantos olhares e recursos voltados à Notre Dame. Por outro lado significa a fragmentação que se vive dos arquétipos e a dissociação com a verdadeira mensagem cristã.

Para mim o incêndio da torre é uma mensagem, assim como de outras torres de igrejas e templos que estão caindo. O pensamento e as crenças que as sustentam, os seus telhados, não servem mais. Têm que mudar drasticamente indo ao solo e aos fundamentos. Estamos todos tendo que ir aos fundamentos da humanidade para saber realmente o que lhe serve e ao planeta que habitamos (já que esses acontecimentos hoje têm repercussão global). Vivemos, por via das comunicações e consequências, em uma "aldeia global".

Acho que principalmente os políticos, que querem liderar as pessoas, ou defender seus interesses e representá-las deveriam se informar e estudar sobre essas questões, que são importantes atualmente no curso das mudanças e transformações globais. O cristianismo é parte dos substratos culturais, mas há muitas camadas de cebola a serem retiradas antes de se chegar a seus fundamentos. A dificuldade de se chegar a esses fundamentos leva à destruição, catástrofe e muitas coisas mais. Que o diga o Papa Francisco, que levanta uma questão na Igreja e compra de retorno uma guerra. Mas é necessário se inteirar dessas questões inconscientes e arquetípicas e até sombrias, porque são elas que estão dominando o cenário. Quem quiser continuar a ser político tem que entendê-las."

Diria finalmente que esse é um assunto de todos, cristãos e não cristãos, pois algumas arquiteturas antigas, sejam Igrejas, sejam Bastilhas, são simbólicas e trazem por um lado a destruição do velho, que não serve e anuncia a necessidade do que é novo, da mudança. Como dizem os evangelhos, que já estão sendo citados: "Até as pedras falarão..." É necessário entender os sinais e as sincronicidades...

 

 21/ 04/ 2019 - Verônica Maria Mapurunga de Miranda


Midi de fundo: Bachianas nº 5- Heitor Villa lobos 1938-1945


EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS