Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa... anos e anos

Guia Viçosa

Guia Viçosa  - História e Cultura

                                      Apontamentos e Reflexões

Quando iniciei este site -Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial - a seção Guia Viçosa era um lugar de fotografias de lugares interessantes, pitorescos, tradicionais para se visitar. Só havia, então, o meu site sobre Viçosa do Ceará. Hoje pululam na internet fotos lindas, lugares, publicidade, vídeos oficiais ou não sobre Viçosa do Ceará. De sorte que percebo que o mais importante nesse pequeno espaço é fazer alguns apontamentos que possam levar a uma mobilização de idéias e conhecimentos sobre a história e a cultura em Viçosa. Tenho escrito algumas crônicas no site Artesanias de Verônica Miranda, parte desse portal, que aos poucos também estarão linkados aqui, compondo esses "Apontamentos e Reflexões". Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 19.06.2017

Que a história tenha alma enquanto resgatamos as partes e os elos da história fragmentada. Que se faça a "contemporaneidade do não coetâneo" transcendendo os tempos, para vivenciarmos a cultura de um presente mais pleno. E que possamos apontar as necessidades e construir, desde o aqui e agora, os tempos vindouros. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 21.11.2017

         História: Verdades e Mentiras (veja Arquivos)


Comentei em um mural sobre física quântica ( Ativismo quântico, 02 de setembro às 08:30)- Na Era da pós-verdade...a contribuição da mecânica quântica) e o recoloco aqui. " Bom para reflexão. Sou de uma área - História- que vive às turras com a epistemologia. Estudei um monte de coisas sobre filosofia da História para colocar boa parte no lixo, ou simplesmente não ocupar minha memória com elas. Enfim, há sempre aqueles que salvam a matéria e na briga entre se História é Ciência Social ou não, mexeram no fato, voltaram ao fato, chegaram à novos paradigmas e enfim à percepção de que a História, além de suas várias perspectivas, está em movimento, sujeita a todas as revisões no acompanhar da própria humanidade e de nós mesmos.

De fato, apesar da verdade ser uma busca e estar em um lugar fora do tempo-espaço que nos localizamos e que pode ser comunicada em outro tipo de conexão, temos que tecer parâmetros, cada vez mais abertos, com mais dialogicidade, quebrando as rigidezes dos sistemas de conhecimento e trazendo para o palco a "compreensão".

A História, assim como as ciências tem que tornar-se viva e aceitar o mundo da natureza. Tinha muita dificuldade de explicar isso até que a arte entrou em minha vida e com ela a criatividade que jogou por terra muitas idéias falsas e o esforço desnecessário para abordar questões que são pulsantes. A ciência pode ser pulsante, a História e filosofia também.
Acho que não precisamos abdicar da verdade, apenas tecer parâmetros mais totais, mais condizentes com nossa natureza e os fatos. E saber como já diziam Jung, Krishnamurti e tantos outros, que o observador é observado. A consciência está sempre se expandindo e não podemos perder isso de vista, somente fazer aquilo que é necessário, nos compete, contribuindo com esse todo. Mas verdades e mentiras são partes do mundo em que transitamos e sabemos que a mentira ainda que dialoguemos com ela é sempre a distorção e a máscara que rui".

Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 02/ 09/ 2018


Midi de fundo: Bachianas nº 5- Heitor Villa lobos 1938-1945


EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS