Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa... anos e anos

Guia Viçosa

Guia Viçosa  - História e Cultura

                                      Apontamentos e Reflexões

Quando iniciei este site -Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial - a seção Guia Viçosa era um lugar de fotografias de lugares interessantes, pitorescos, tradicionais para se visitar. Só havia, então, o meu site sobre Viçosa do Ceará. Hoje pululam na internet fotos lindas, lugares, publicidade, vídeos oficiais ou não sobre Viçosa do Ceará. De sorte que percebo que o mais importante nesse pequeno espaço é fazer alguns apontamentos que possam levar a uma mobilização de idéias e conhecimentos sobre a história e a cultura em Viçosa. Tenho escrito algumas crônicas no site Artesanias de Verônica Miranda, parte desse portal, que aos poucos também estarão linkadas aqui, compondo esses "Apontamentos e Reflexões". Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 19.06.2017

Que a história tenha alma enquanto resgatamos as partes e os elos da história fragmentada. Que se faça a "contemporaneidade do não coetâneo" transcendendo os tempos, para vivenciarmos a cultura de um presente mais pleno. E que possamos apontar as necessidades e construir desde o aqui e agora, os tempos vindouros. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 21.11.2017

          Deletreando significados: Viçosa e Ibiapaba (veja Arquivos)

Sinceramente teria gostado muito que Viçosa continuasse com esse nome: Aldeia Ibiapaba. Tanto porque honra nossa ancestralidade como porque honra a língua autóctone em que Ibiapaba, batizada pelos povos primeiros, queria dizer "terra talhada". A beleza abissal da Serra. Seus belos abismos nos lembram sempre que é uma serra talhada ou "terra talhada".

Quando foi fundada como Vila Viçosa Real das Américas, se percebemos bem um nome visto de fora, um olhar colonial, esqueceram essa ancestralidade. E anos depois quando se debateu a mudança do nome Viçosa, porque havia outras duas Viçosas em outros Estados da Federação quiseram colocar o nome Ibiapaba e houve um movimento na cidade para permanecer com o nome Viçosa. E através de livros locais há a informação de que Clóvis Beviláqua contribuiu para que permanecesse o nome de Viçosa acrescido de "do Ceará".

Lamento não ter estado nessa época para fazer outro movimento, para a cidade ficar com o nome "Ibiapaba" e se de todo houvesse muita luta dos dois lados poderíamos chegar ao consenso de Viçosa da Ibiapaba. O importante é que o nome e o seu significado - Ibiapaba - estão sempre sendo lembrados: "Ibiapaba como alguém sonhara, do ancestral povo Tabajara (com licença poética eu mudei de "primitiva gente Tabajara para ancestral povo Tabajara" rss..) Do Hino da Ibiapaba. Ibiapaba é um nome muito forte. Está em nós. A serra é natureza que está em nós, sua mata, suas altitudes talhadas, seus córregos que correm riscos de acabar pela predação humana continuam em nós. E apesar de dizimados os povos originários que lhe conferiram o nome também continuam habitando em nós, no DNA e na herança filogenética.

Reconhecer essa ancestralidade faz bem a todos. E em época de tantas mudanças onde é mister buscar raízes e mergulharmos profundamente em nós mesmos, nos faz reconhecer que é importante resgatar a sabedoria desse povo e sua forte espiritualidade. Somos e seremos cada vez mais natureza e essa lembrança de que somos Ibiapabanos, herdeiros de uma natureza e ancestralidade exuberantes que nos tornam cada dia mais Viçosos, se as assumimos. Que viva a Viçosa da Ibiapaba!
  

Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 06/ 07/ 2017 


Midi de fundo: Bachianas nº 5- Heitor Villa lobos 1938-1945


EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS