A LUZ NO FIM DO TÚNEL TEM PREÇO.

Principal

Viçosa

Viçosa ...tempos de outrora

Viçosa... anos e anos

Guia Viçosa

Guia Viçosa  - História e Cultura

                                      Apontamentos e Reflexões

Quando iniciei este site -Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial - a seção Guia Viçosa era um lugar de fotografias de lugares interessantes, pitorescos, tradicionais para se visitar. Só havia, então, o meu site sobre Viçosa do Ceará. Hoje pululam na internet fotos lindas, lugares, publicidade, vídeos oficiais ou não sobre Viçosa do Ceará. De sorte que percebo que o mais importante nesse pequeno espaço é fazer alguns apontamentos que possam levar a uma mobilização de idéias e conhecimentos sobre a história e a cultura em Viçosa. Tenho escrito algumas crônicas no site Artesanias de Verônica Miranda, parte desse portal, que aos poucos também estarão linkados aqui, compondo esses "Apontamentos e Reflexões". Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 19.06.2017

Que a história tenha alma enquanto resgatamos as partes e os elos da história fragmentada. Que se faça a "contemporaneidade do não coetâneo" transcendendo os tempos, para vivenciarmos a cultura de um presente mais pleno. E que possamos apontar as necessidades e construir desde o aqui e agora, os tempos vindouros. Verônica Maria Mapurunga de Miranda - 21.11.2017

                                                                              ---------------------------------------

          A HISTÓRIA E CULTURA SÃO MAIS AMPLAS E ABRANGENTES DO QUE PRETENDA QUALQUER MOLDURA POLÍTICO-INSTITUCIONAL (Veja Arquivos)

Escrevi esse texto abaixo refletindo sobre eventos que infelizmente pululam nas pequenas cidades e mostram uma "certa ignorância"¹ e tentativas de direcionar a história e cultura por gestões municipais, que folclorizam, ufanizam  e as confundem com turismo. A História mascarada que serve aos objetivos de poder. Mas máscaras caem. De lá para cá muitas já caíram, assim como caíram pessoas que gestionavam o poder municipal. E isso serve para mostrar que a História está sempre em movimento,  a verdade está sempre à espreita e sendo buscada e o poder político é efêmero. Estamos iniciando uma década em que esses movimentos da cultura e história, que são coletivos, estarão em grande ebulição e muitas máscaras culturais serão derrubadas e a história será melhor resgatada para o presente, com maior integração ou integralidade. Veronica Maria Mapurunga de Miranda - 21.02.2021

------------------------------------------------------------------------------------------------

Enquanto a História dos povos originários, nossos antepassados, estiver sendo contada por colonialistas reacionários e disfarçados, por memorialistas que copiam e plagiam a memória de outros, nós teremos uma versão mal contada da História.

É de supor que os povos que foram dizimados por colonizadores, aonde estiverem estarão com asco de estar na boca de pessoas racistas, belicistas, colonialistas e que todo o tempo de suas vidas quiseram se livrar de suas origens autóctones e indígenas. E trataram seus descendentes, todos nossos parentes, como caboclos e cunhãs, com desprezo.

A folclorização da História e as cópias mal feitas, mostram o tipo de cultura da publicidade e de grupelhos políticos mal arranjados, para outras finalidades. Veronica Maria Mapurunga de Miranda – 25/julho de 2019.

---------------------------------------------------------------

A cultura e História sempre serão mais do que ações acanhadas, muitas vezes ignorantes, de grupinhos e grupelhos, de pessoas que estufam o peito copiando, imitando, mas não participando de forma real, compreendendo a verdadeira história e cultura, seja local, seja mais ampla.

Gestões elitistas, sob rótulos populistas e particulares, patrimoniais que tem que ter uma instituição para lhe dar o troco ou a propina ás ocultas, fazer cambalachos econômicos e políticos e procurar pessoas conhecidas para dar apoios políticos, fazem parte de um pacto simplesmente de degradação, de corrupção, de miséria da cultura e jamais engendrarão qualquer coisa que crie, alimente e nutra verdadeiramente o tecido social. Conhecemos certas gestões pelos seus pares.

As pessoas e políticos principalmente que fazem uso da cultura para si e para sua política pessoal e populista esquecem que sempre quem faz realmente a cultura, a história, são pessoas que as conhecem e trabalham para transformá-la. São pessoas que participam verdadeiramente, se debruçam e se empenham em conhecê-las e divulgá-las e não fazem somente showzinhos para fotografar e aparecer. De fato, essas gestões públicas e políticas fazem somente publicidade e não cultura, fazem somente historietas e não história.

De qualquer forma isso tende a mudar, porque a própria história e a própria cultura em transformação vão derrubando essas misérias políticas que encontram pelo meio do caminho. Tudo aquilo que não seja verdadeiro, que seja simplesmente farsa, seja na política, seja na história, seja na cultura tem um destino certo: se acabar. Tudo pode ser revirado e revisado. E nós fazemos a nossa parte e fazendo-a é de supor que tudo isso ocorra.

Veronica Maria Mapurunga de Miranda.24.01.2018

------------------------------------------------------------------------------

¹ Já falei em outro artigo das "histórias particulares" que não servem necessariamente à coletividade, mas a determinados grupos de políticos, de poder e objetivos particulares e pessoais. A essa História, em geral, se somam e são convidados para fazê-la  pessoas que não conhecem bem o ofício de historiador e por isso há ignorância também. E porque no meio dessas pessoas há os mal intencionados, copiadores e que deturpam a História e Cultura. Além disso, existem as histórias contratadas e pagas com devidas finalidades. Como a história está sempre em movimento e mudanças há também a "ignorância" de não ter despertado para isso e para tudo aquilo que ela nos convoca neste século de muitas transformações. Somos todos seres humanos "ignorantes" em várias áreas e em vários níveis e ter humildade e disposição para aprender e buscar compreender o que existe, para irmos em frente como cultura e humanidade, é adquirir qualidades necessárias, que podem ser de todos.

EM ARTESANIAS - DE VERÔNICA MIRANDA-www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO  TOTAL OU PARCIAL DESTE SÍTIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS