www.veronicammiranda.com.br    


Apresentação

(Clique nas imagens para acessar as páginas)

Artesanias

 

Em  agosto de 1999 nascia o sítio Artesanias de Verônica Miranda. Artesanias nasceu do desejo do todo. Da busca, através de várias expressões artísticas que foram brotando e  somando-se em busca de um sentido. Da associação com os trabalhos dos alfareros pré-colombianos onde a arte era ao mesmo tempo a arte, o sagrado, o utilitário, e integrada ao cotidiano - a arte do coração - surgiu o nome Artesanias. Menos pelo significado estético e contemporâneo da palavra, e mais pelo significado do tear e tecer o tecido da existência, o artesanato da alma.

Aí o lugar de uma roda, de um movimento circular, da argila, das cores, dos sentimentos, das sensações, das intuições, da arte como criação, criando um espaço próprio para o pensamento criativo e que jorra, que se ordena dentro de outros parâmetros. Foram surgindo esculturas, pinturas, fotomontagens, crônicas, poesias e ensaios.

Em fevereiro de 2000 Artesanias se desdobrou em outra página - A Arte e o Sagrado. Esta nasceu de um refletir sobre a finalidade da arte e de minha trajetória, d@ artista como elo na cadeia da vida, e como um elo para a transformação da cultura enquanto el@ mesmo se transforma. O sagrado em um sentido cósmico, e que anuncia a evolução da consciência humana prescinde da divisão sagrado e profano. O profano é o sagrado, o cotidiano é divino, a cultura  através do ser humano é a mediação para a transformação. É o lugar da multiplicidade, do visível e invisível, do consciente e inconsciente, do encontro com a natureza, do fazer-se a alteridade, do tornar-se um fluxo com a natureza, consigo mesmo e com os outros, na constituição do todo.

Em agosto de 2000 outro desdobramento, a construção de Viçosa do Ceará - Uma Página não Oficial. Nasceu da necessidade da cidade como a construção do lugar simbólico, da cidade eterna. Uma cidade não é somente uma cidade. Como diz o poeta Thiago de Mello, que com sua poesia Sugestão inspira esses movimentos: Uma cidade, sim. Edificada /nas nuvens, não no chão por onde vais, /e alicerçada, fundo, nos teus dias, /de jeito assim que dentro dela caiba /o mundo inteiro: as árvores, as crianças, /o mar e o sol, a noite e os passarinhos, /e sobretudo caibas tu, inteiro:/o que te suja, o que te transfigura, /teus pecados mortais, tuas bravuras, /tudo afinal o que te faz viver /e mais o tudo que, vivendo, fazes. 

Uma cidade de cântico e barro, sonho e sangue. Um lugar das raízes, da ancestralidade, e que não impede de se estar no mundo inteiro, no global, unindo cultura e natureza, céu e terra, visível e invisível. Uma cidade que pode concretamente ser visitada, e  quiçá possa servir de inspiração. Faze agora a tua cidade eterna! 

Artesanias de Verônica Miranda agora une em um só espaço as três pontas deste mesmo laço, transformou-se em um ponto de interseção, em um espaço da arte e cultura, da multiplicidade que é o fazer artístico, humano e sagrado. É também o espaço da aprendizagem, que se faz como um processo, e em um nó de relações.  Convido-os a visitarem as páginas e sejam bem-vindos.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda

01.08.2004

 

A Arte e o Sagrado

Viçosa do Ceará


 


Dados Biográficos

Voltar para INDEX


Nasci Verônica Maria Mapurunga de Miranda em Viçosa do Ceará, em noite junina de 1956. Quando adolescente continuei meus estudos em Fortaleza-Ce. E depois na PUC, em São Paulo.

 Graduei-me em História e abracei as Ciências Sociais fazendo incursões pelo campo da questão agrária, em pesquisa e assessoria.

Aos 40 descobri-me, também, como artista, iniciando uma trajetória que pretendo seja longa, profícua e alegre.Veja meu trabalho.

      www.veronicammiranda.com.br/portal.htm

 

 


COMUNICANDO

Tenho formação de Historiadora e professora de história do final da década de 70 e começo da década de 80 do século passado. Mas minha aprendizagem do ofício de historiadora como de áreas correlatas (ciências sociais, economia, economia agrária e economia camponesa) foi se fazendo através de experiências de pesquisas de trabalho e estudos paralelos ao longo de mais de trinta anos. Depois de uma longa trajetória de atividades como pesquisadora da questão agrária, como assessora, coordenadora e realizadora de projetos globais de assentamentos rurais de reforma agrária, professora de cursos para técnicos e camponeses, acompanhamento e assistência técnica a assentamentos rurais e outras experiências educativas urbanas, na periferia de Fortaleza-Ce, eu me descobri também artista plástica. E isso não foi resultado de formação, mas do desabrochar de dons em torno dos 40 anos. E isso gerou uma revolução em minhas atividades tornando-as mais diversificadas e mais criativas.
O portal Artesanias de Veronica Miranda - um cântico para a vida, a arte e a beleza, para o artesanato da alma veio ressignificando meus objetivos e atividades. www.veronicammiranda.com.br . E é o resultado dessa outra fase de artista, de uma nova trajetória, que me envolveu também em outros temas da cultura. Veronica Maria Mapurunga de Miranda -19.03.2023

E dai se geraram as 4 páginas do facebook (Com intuito de divulgação);

-Artesanias de Veronica Miranda

https://www.facebook.com/Artesaniasdeveronicammiranda.com.br. 

-Vicosa do Ceara: Repensando a História e Cultura

https://www.facebook.com/www.veronicammiranda.com.br.vicosadoceara

-Transitando em Novos Paradigmas

https://www.facebook.com/Transitandoemnovosparadigmas/

 - Diálogos com Jung

https://www.facebook.com/www.veronicammiranda.com.br.vicosadoceara

Sou autora e administradora das 4 páginas que são expressão de um mesmo trabalho(divulgação do Portal Artesanias de Verônica Miranda), um fruto, que já lança sementes.
 

ATENÇÃO - AVISO

EEste sitio (Portal Artesanias de Veronica Miranda: www.veronicammiranda.com.br) não realiza e nunca realizou atividade comercial (verifique que não há anúncios e propagandas). O conteúdo do sítio não está sendo vendido, comercializado e nem é matéria de marketing. Mas também não é público, pois tem autoria, e não pode ser utilizado para as atividades já citadas, de acordo com os direitos autorais. Todos os trabalhos e conteúdos deste sítio têm autoria e nunca houve autorização minha para qualquer publicação deles ou cópia de textos e arquivos. Os textos, artigos, ensaios, crônicas, canções, músicas, poesias, fotomontagens, esculturas e pinturas  publicados no sítio não podem ser reproduzidos ou copiados, nem virtualmente, nem comercialmente. Achando algum conteúdo importante e querendo divulgá-lo, faça um link para o próprio sítio. Através do próprio sítio todos poderão ler e ver o seu conteúdo. O sítio está na internet para ser visto. Também não realiza venda por e-mail, nem whatsapp. O trabalho de arte quando vendido é feito pela própria autora em exposição e eventos.Todos os textos, músicas, esculturas, pinturas e demais conteúdos do portal estão protegidos com direitos autorais, seja da autora do sítio - Verônica Maria Mapurunga de Miranda - ou de outro autor(a) aqui reunido(a) e citado(a). Se alguém receber algum e-mail ou whatsapp ou algum representante vendendo produtos do meu portal www.veronicammiranda.com.br, ou oferecendo serviços em meu nome, é falso. Não tenho e nunca tive representante de venda ou contrato e não estou vendendo nada por e-mail e whatsap. É golpe. Denuncie. Aviso também que este portal tem divulgação nas redes sociais somente através do Facebook nas seguintes páginas e endereços linkados aqui neste portal, a saber:

-Artesanias de Verônica Miranda -https://www.facebook.com/Artesaniasdeveronicammiranda.com.br. 

-Transitando em Novos Paradigmas-https://www.facebook.com/Transitandoemnovosparadigmas/-

-Diálogos com Jung-https://www.facebook.com/Dialogoscomjung/

-Viçosa do Ceará - Repensando a História  e Cultura-https://www.facebook.com/www.veronicammiranda.com.br.vicosadoceara

Se as páginas estiverem fora desses endereços e em outras redes sociais é "fake" e atuação criminosa. Denuncie. Grata.

Verônica Maria Mapurunga de Miranda

 

 

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE VERÔNICA MARIA MAPURUNGA DE MIRANDA/ DESDE AGOSTO DE 1999

SITE MELHOR VISUALIZADO COM INTERNET EXPLORER 


Artesanias de Verônica Miranda - www.veronicammiranda.com.br

A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITIO NÃO ESTÁ PERMITIDA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS